Parceria com comércio e bancos será no final de junho
Evanice Maria
Reuniões entre representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação do Comércio da Paraíba (Fecomercio), instituições financeiras e Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) definiram que o projeto Feirão Nome Limpo será realizado na última semana de junho, no ginásio do Sesc, no Centro da Capital. A parceria entre estes órgãos vai viabilizar a negociação dos débitos dos consumidores de João Pessoa que se encontram em atraso.
O Feirão Nome Limpo consiste na instalação, no ginásio do Sesc, de fornecedores de bens e serviços que atuam em João Pessoa para atendimento aos clientes que se encontram em situação de negativação com a empresa e que vão poder negociar sua dívidas através de acordos com taxas previamente discutidas entre representantes dos lojistas, bancos e Procon-JP, que já está trabalhando a relação das empresas e instituições financeiras demandadas na Secretaria e que se encaixam no programa.
O secretário do Procon-JP, Helton Renê, esclarece que o Feirão Nome Limpo vai abranger todos os setores da relação consumerista, desde bancos a lojas do Centro da cidade. “A Prefeitura de João Pessoa, através do Procon-JP, está promovendo um novo tempo no que se refere à relação consumidor/fornecedor. Não adianta só ficar recebendo as reclamações e aplicando multas, até porque vira uma espécie de ciclo vicioso. O ideal é promovermos ações para conscientizar as empresas que é mais proveitoso melhorar a relação com os clientes e cumprir a legislação consumerista vigente, do que ficar nesse ‘cabo de guerra’, o que não é bom para ninguém”.
Passo a passo – Helton Renê explica que a parceria Feirão Nome Limpo vai atender durante uma semana a todo o consumidor que se encontra negativado e quer saldar suas dívidas no comércio local. “Chegamos a essa data, última semana de junho, porque dará tempo de fazermos uma ampla divulgação, além das instituições financeiras e empresas que vão participar, de terem um espaço para se organizarem para atender cada caso”.
Ele adianta, ainda, que nessa época do ano existe a possibilidade de uma grande parcela dos endividados receberem a primeira parcela do décimo-terceiro salário, o que facilitaria o planejamento doméstico para a efetivação dos acordos. “Estamos pensando em todos os detalhes para que o programa seja realmente proveitoso. Vamos acompanhar passo a passo toda a organização e participaremos de todas as reuniões para definir a logística, inclusive os procedimentos no que se referem a acordos. Nossa intenção, além de proteger, é facilitar, ao máximo, a vida do consumidor”.
Entusiasmo – O titular do Procon-JP assegura que tanto os representantes dos lojistas quanto os dos bancos assumiram o Feirão Nome Limpo com entusiasmo, dispostos a participarem com muito boa vontade. “A ideia foi acatada com entusiasmo e todos se mostraram dispostos a participar, efetivamente, dando solução de continuidade. Todos entenderam que, em um momento em que a inadimplência vem crescendo, um programa que visa aliviar a questão é de suma importância”.
Ele acrescenta que o Procon-JP será um intermediador entre cliente e fornecedor de bens e serviços. “Será bom para o empresário, que tem uma chance de minorar seu prejuízo, e para o consumidor que pretende limpar seu nome junto aos credores, contando com a presença do Procon-JP para garantir que seus direitos sejam respeitados. A sociedade como um todo só tem a lucrar”.
Estiveram presentes à reunião com os lojistas na sede do Procon-JP representantes da Fecomercio-PB, Marconi Medeiros, da CDL, Eronaldo Maia, Tâmara Vasconcelos, Antônio Carvalho e Cleber Coelho. Na reunião com bancos estiveram presentes representantes do Itaú (Patrícia Paiva), HSBC (Sebastião de Sousa), Caixa Econômica Federal (José Tadeu, Roncálio Peixoto e Sílvio Romero Freire), Banco do Brasil (Andreiksa Uchôa), e do Bradesco (Roberth Barbosa).
Audiências – Outro assunto discutido durante as reuniões foi o convênio com Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que começa nesta segunda-feira, 11 de maio, e que deve otimizar as resoluções da demanda dos consumidores pessoenses através da mediação dos conflitos que saíam do Procon-JP e iam parar na Justiça. Desde o dia 4 de maio que um grupo de estagiários do TJPB que vai trabalhar como conciliador nos processos abertos no Procon-JP está em treinamento na sede da Secretaria.