Parceria entre PMJP e empresa norte-americana conclui capacitação para professores de Informática

Por - em 1184

Luiz Carlos Lima

Foto RafaelPassos-Secom/JP

Foto RafaelPassos-Secom/JP

Uma inédita parceria internacional entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a empresa dos Estados Unidos Cisco Network Academy para o ensino de Informática encerrou a primeira turma de professores. A entrega dos certificados de capacitação aconteceu nesta sexta-feira (14), no Centro Cultural Tenente Lucena, no bairro de Mangabeira. Foram 24 professores que participaram das aulas, cuja carga horária foi de 30 horas durante um mês. A parceria, denominada ‘Get connected’ (fique conectado, em tradução livre), equivale ao curso de ‘Introdução à Informática’.

O curso foi realizado na modalidade Ensino à Distância (EAD). Com a conclusão do curso, os primeiros professores formados poderão ministrar aulas sobre o tema nas 33 Estações Digitais espalhadas pela cidade. A parceria internacional entre a PMJP e a Cisco Network Academy tem validade de três anos e poderá ser prorrogada ao final. O objetivo da parceria é reciclar o conhecimento dos docentes de modo a iniciar turmas para os alunos das Estações Digitais.

O secretário de Ciência e Tecnologia (Secitec), Marcos Túlio Gomes, destacou que a parceria inédita é uma oportunidade de valorização dos professores das Estações Digitais. “Esse certificado traz um peso no currículo desses profissionais por ser uma empresa de reconhecimento mundial. Não é só mais um curso de Informática que estamos promovendo. É uma reciclagem que os alunos das Estações vão ser muito beneficiados”, destacou.

Um dos professores que participaram das aulas, Diego Christenson, ressaltou que as aulas promovidas pela parceria são mais uma oportunidade de reciclagem do conhecimento. “As aulas contemplavam o conteúdo básico da Informática. Destaco que o mais importante no curso foi a possibilidade de reciclarmos nossa metodologia e passarmos o conteúdo da melhor forma possível para os alunos. Foi um tempo muito proveitoso este que tivemos contato com uma empresa tão reconhecida”, afirmou.

Estações Digitais – Atualmente, 33 Estações Digitais fazem parte do programa, que tem o objetivo de combater a exclusão digital e promover capacitação profissional em áreas com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). As Estações Digitais funcionam em prédios públicos da cidade de João Pessoa, a exemplo dos Centros de Referência da Cidadania (CRC) e dos Centros de Referência da Juventude (CRJ), e também em parceria com entidades não-governamentais, a exemplo de ONGs, associações e sindicatos.