Parceria entre Procon-JP e Serasa já está em funcionamento na capital

Por Evanice Gomes - em 1338

Trazer cada dia mais serviços em favor da cidadania através da ampliação do leque de atendimentos na sede ou pelos canais virtuais é um dos objetivos da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e, por isso, o SAC do Procon-JP está, de forma definitiva, disponibilizando ao consumidor, gratuitamente, o acesso de informações junto à Serasa/SPC. Mais de 100 consultas foram realizadas apenas no período de teste, que terminou nesta quarta-feira, 25.

A consulta, que é realizada através do CPF do interessado e leva cerca de dois segundos até a impressão de uma declaração com a logomarca da Serasa e autenticada pelo Procon-JP, traz o histórico da situação de crédito do consumidor. Para ter acesso a esses dados, a pessoa só precisa solicitar o serviço ao atendente no SAC na sede do Procon-JP, na rua Pedro I, 473, no bairro de Tambiá.

O secretário do Procon-JP, Helton Renê, explica que o Termo de Cooperação Técnica para disponibilizar ao consumidor da Capital a consulta gratuita para esse serviço foi firmado em setembro entre a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e o escritório da Serasa na Paraíba, através da gerente comercial Rosemary Cavalcanti.

Primeiro na PB – Helton Renê informa que, mais uma vez, o Procon-JP sai na frente em mais um serviço disponibilizado ao consumidor. “Seremos o primeiro Procon da Paraíba a oferecer esse tipo de informação ao consumidor e um dos primeiros no Nordeste. Mais uma vez o cidadão da Capital paraibana é contemplado com um atendimento que vai agilizar sua vida”.

Algo mais – O titular do Procon-JP acrescenta que “antes do serviço chegar à Secretaria, o consumidor que tinha interesse em receber essa informação precisava ir até à sede da Serasa ou precisava pagar, o que, segundo o secretário Helton Renê, gerava prejuízo de tempo e custos operacionais. Agora, teremos a informação de forma gratuita, sem custo adicional ao consumidor e com um algo mais:  o consumidor também poderá ter acesso às informações quanto à sua situação também no SPC, já que a Serasa detém essa base de dados e colocou à nossa disposição”.

Análise – O novo serviço disponível ao consumidor da Capital, além da consulta comum ao CPF, vai ter acesso ao histórico de sua situação de crédito (score), que é a análise da vida da pessoa enquanto consumidor.  Helton Renê salienta que, às vezes, mesmo sem dívida, a pessoa não consegue ter o crédito liberado no mercado porque sua pontuação de confiança no mercado pode colocar esse impedimento.

Atendimento do Procon-JP:

Sede: Segunda a sexta-feira das 8h às 12h, na avenida Pedro I, nº 473 – Tambiá

Telefones: 0800 083 2015; 3214-3040; 3214-3042; 3214-3046

Procon-JP no MP: segunda a sexta-feira das 8h às 17h, no Parque da Lagoa, nº 300, Centro