Parceria entre secretarias promove capacitação para a Guarda Municipal
O Grupo de Ações Ambientais da Guarda Municipal iniciou, no último dia 18, o I Curso de Manuseio de Animais Silvestres e Peçonhentos. A capacitação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através dos colaboradores do Parque Zoobotânico Arruda Câmara.
Ao todo serão capacitados 23 guardas municipais, com aulas teóricas e práticas sobre o manuseio de animais silvestres e peçonhentos. O curso conta com uma equipe de especialistas entre médicos veterinários e biólogos e terá duração de cinco semanas. As aulas estão acontecendo no CEPAM (Centro de Estudos e Práticas Ambientais).
“Nós, guardas do Grupo de Ação Ambiental, estamos muito felizes de ter uma oportunidade como essa. O curso será muito importante para nosso aprimoramento profissional, pois poderemos atender de forma mais segura e prestar socorro a animais silvestres, sobre a atual legislação ambiental, cuidados com nossa fauna e flora, como também realizar o manejo de animais peçonhentos”, relatou a Guarda Municipal Iedinéia, uma das participantes do curso.
Segundo o Comandante da Guarda Municipal, Marcus Marconi, o curso é de suma importância para o aperfeiçoamento técnico-profissional do guarda municipal que desempenha a função de proteger o meio ambiente a nível municipal.
O Grupo de Ações Ambientais da Guarda Municipal atua na defesa do meio ambiente, prevenção e combate aos crimes contra a natureza, patrimônio público e todas as formas de degradação ambiental no âmbito do município de João Pessoa, na segurança preventiva, no auxílio e suporte nas ações ambientais.