Parceria entre SEPPM e IFPB garante inclusão no “Programa Mulheres Mil”
Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) garantirá a inserção de mulheres acompanhadas pelas ações do município no “Programa Mulheres Mil”, do Governo Federal.
O programa faz parte das ações do “Brasil sem Miséria”, que tem como objetivo principal promover a inclusão social de mulheres em situação de vulnerabilidade social, trabalhando com a lógica de melhoria de renda e do desenvolvimento do ensino nas comunidades atendidas. Uma aula inaugural dos cursos promovidos pelo programa foi realizada nesta segunda-feira (30), no Auditório do IFPB, campus da Capital, e contou com as presenças das secretárias titular e adjunta da SEPPM, Socorro Borges e Adriana Urquiza de Sá.
“Estamos garantindo uma parceria entre o município e o IFPB, em um programa do governo federal, que possibilitará que mulheres em situação de vulnerabilidade social possam ter acesso a um curso profissionalizante e com isso a novas oportunidades de trabalho, geração de renda e autonomia financeira”, destaca Socorro Borges.
O ‘Mulheres Mil’, estruturado nos eixos da educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, funciona a partir da oferta de cursos de formação personalizados, que trazem temas como direitos e saúde da mulher, relações interpessoais e inclusão digital. As ações são executadas por meio de parceria entre os Ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e pelas Secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres. “Este programa fortalece os interesses das mulheres e a luta de todos, governo e sociedade, para a redução dos níveis de exclusão social”, afirmou Adriana Urquiza de Sá.
Em João Pessoa, os cursos são promovidos pelo IFPB. Para este ano, na Paraíba, foram disponibilizadas 100 vagas, sendo 25 para o curso de Cuidador de Idosos na Capital, beneficiando mulheres da Comunidade Saturnino de Brito, mobilizadas pela SEPPM.
Eudna Maria Barbosa, uma das coordenadoras do Programa Mulheres Mil – IFPB Campus João Pessoa, explica que juntamente com a proposta de qualificação profissional, o programa também tem como eixos de trabalho a promoção da equidade de gênero, o combate à violência e o acesso à educação. “Além de trabalharmos esses eixos, os cursos buscam propor alternativas de inserção das mulheres no mercado de trabalho. O objetivo não é encaminhar as mulheres para um emprego, mas criar novas possibilidades para que elas possam ter melhores condições de acesso ao trabalho”, disse.