Parceria entre SEPPM e IFPB garante inclusão no “Programa Mulheres Mil”

Por - em 606

seppm_aula_inaugural_programa_mulheres_mil_foto_rafaelqueiroz16 copyUma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) garantirá a inserção de mulheres acompanhadas pelas ações do município no “Programa Mulheres Mil”, do Governo Federal.

O programa faz parte das ações do “Brasil sem Miséria”, que tem como objetivo principal promover a inclusão social de mulheres em situação de vulnerabilidade social, trabalhando com a lógica de melhoria de renda e do desenvolvimento do ensino nas comunidades atendidas. Uma aula inaugural dos cursos promovidos pelo programa foi realizada nesta segunda-feira (30), no Auditório do IFPB, campus da Capital, e contou com as presenças das secretárias titular e adjunta da SEPPM, Socorro Borges e Adriana Urquiza de Sá.

“Estamos garantindo uma parceria entre o município e o IFPB, em um programa do governo federal, que possibilitará que mulheres em situação de vulnerabilidade social possam ter acesso a um curso profissionalizante e com isso a novas oportunidades de trabalho, geração de renda e autonomia financeira”, destaca Socorro Borges.

O ‘Mulheres Mil’, estruturado nos eixos da educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, funciona a partir da oferta de cursos de formação personalizados, que trazem temas como direitos e saúde da mulher, relações interpessoais e inclusão digital. As ações são executadas por meio de parceria entre os Ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e pelas Secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres. “Este programa fortalece os interesses das mulheres e a luta de todos, governo e sociedade, para a redução dos níveis de exclusão social”, afirmou Adriana Urquiza de Sá.seppm_aula_inaugural_programa_mulheres_mil_foto_rafaelqueiroz18 copy

Em João Pessoa, os cursos são promovidos pelo IFPB. Para este ano, na Paraíba, foram disponibilizadas 100 vagas, sendo 25 para o curso de Cuidador de Idosos na Capital, beneficiando mulheres da Comunidade Saturnino de Brito, mobilizadas pela SEPPM.

Eudna Maria Barbosa, uma das coordenadoras do Programa Mulheres Mil – IFPB Campus João Pessoa, explica que juntamente com a proposta de qualificação profissional, o programa também tem como eixos de trabalho a promoção da equidade de gênero, o combate à violência e o acesso à educação. “Além de trabalharmos esses eixos, os cursos buscam propor alternativas de inserção das mulheres no mercado de trabalho. O objetivo não é encaminhar as mulheres para um emprego, mas criar novas possibilidades para que elas possam ter melhores condições de acesso ao trabalho”, disse.