Parque da Lagoa recebe espetáculo que mostra a importância da preservação do Rio Gramame

Por Rômulo Teodorico - em 635

O grupo Mutuca traz ao Parque da Lagoa, no Centro da Capital, um espetáculo que mostra a importância da preservação do Rio Gramame. Neste domingo (21), a partir das 16h, o grupo apresenta o espetáculo ‘Guara-Mano’ na Praça Pedra do Reino. A programação, que é gratuita, faz parte da programação do AnimaCentro. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

Com três contadores de histórias que se desdobram em vários personagens e um músico construindo a trilha sonora desta aventura, ‘Guara-Mamo’ remonta contos e causos dos mestres e mestras do Vale do Gramame, numa mescla de poesia, circo, teatro, música e muita imaginação. São quatro histórias que chamam atenção pelo seu criativo enredo, pela emoção de cada uma e pelos seus desfechos surpreendentes.

O espetáculo tem diversos personagens, tanto reais, das comunidades rurais da Grande João Pessoa, como personagens do imaginário popular. Entre eles, Branca Dias, Velho de Branco e a Velha da Cacimba.

O diretor do espetáculo, Walter Olivério, mostra o diferencial do espetáculo. “Neste trabalho nós utilizamos de técnicas de circo, teatro e dança para dar ainda mais brilho a nossas histórias, além de trazer um espetáculo que é fruto de uma pesquisa de dois anos nas comunidades ribeirinhas do Rio Gramame”, contou Walter.

Walter ainda destacou a importância do projeto AnimaCentro para a cidade de João Pessoa. “Essa iniciativa é importantíssima para a cena cultural da cidade. Se não fosse esse projeto, provavelmente os artistas locais estariam sem se apresentar, sem se ver e ser visto. São ações como essa que nos permitem permanecer criando e mostrando ao povo pessoense que há artista circense e teatral em João Pessoa”, disse.

Segunda atração – Logo após, às 17h, a Trupe de Atores de Palhaços da Paraíba traz o espetáculo “Apertem as calças que o palhaço sumiu”. Destinado  a todas  as idades, com classificação livre  o show  espetáculo  mostra  vários  de  números  circenses, brincadeiras e muita interatividade  com a plateia. Com duração de  60 minutos, o espetáculo promete arrancar  boas  gargalhadas e ainda descontrair  jovens e adultos.

AnimaCentro – O Centro Histórico da Capital ganhou destaque na gestão. Eleita pela Unesco como Cidade Criativa, João Pessoa conta com uma programação permanente de ocupação cultural do Centro Histórico, o AnimaCentro. Este é o maior projeto de intervenção cultural já realizado, unindo revitalização e dando sentido à ocupação da área central da Capital.

Serviço:

Apresentação dos espetáculos ‘Guara-Mano’ e ‘Apertem as calças que o palhaço sumiu’

Data: Domingo (21)

Horário: a partir das 16h

Local: Parque da Lagoa

Entrada gratuita

Classificação Livre