Parque da Lagoa recebe espetáculos do Projeto Relix e da Cia Argonautas

Por Jô Vital - em 882

Como apoio da Fundação Cultural João Pessoa (Funjope), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o projeto Relix, que discute sustentabilidade por meio da educação, arte e tecnologia, movimentou o Parque da Lagoa neste domingo, com o “Espetaculix”. A peça, uma criação original do projeto, utiliza o teatro de forma animada, com seis atores, para contar, de forma lúdica e educativa, uma história sobre pessoas comuns que se tornam heróis da sustentabilidade.

Esta é a quarta edição do Relix, que chegou a Paraíba depois de passar por duas etapas em Pernambuco e uma em Alagoas. Idealizado por Lina Rosa Vieira e patrocinado pelo SESI, o projeto está promovendo vários espetáculos teatrais em escolas, indústrias e espaços públicos, além de performances e exposição fotográfica.

O diretor de Ação Cultural da Funjope, Sandoval Nóbrega, destacou que o projeto Relix promove Educação Ambiental de forma divertida, por meio do teatro e da música. “Essa é uma das maneiras mais inteligentes de levar informação e estimular conscientização e mudança de comportamento”, concluiu.

Projeto Relix – Numa referência ao lixo em latim (lix, significado de cinzas), Relix é Recusar, Repensar, Reciclar, Reduzir e Reutilizar o lixo. Ressignificar transformando o conceito de lixo por meio da arte, relíquias. Para provocar mudanças de comportamento que conduzam a resultados mais eficientes e confirmem o estabelecimento da nova e necessária tendência ao lixo zero (ainda distante, mas é preciso começar). A cada performance cultural, com público formado por estudantes ou trabalhadores da indústria, se constrói uma nova consciência ambiental, na nossa casa, mas também na rua, trabalho, cidade.

O Relix promoveu 115 apresentações do Espetaculix na Paraíba, em escolas e indústrias, com distribuição de 35 mil quadrinholix, cartilha com dicas de sustentabilidade – ilustrada pelo artista paraibano Shiko, e 50 conjuntos de lixeiras seletivas entregues às escolas. Além disso, a edição vai doar 20 Ciclolix, ecobicicletas coletoras, para cooperativas e associações de catadores.

A Cia Argonautas – @ciaargonautas – apresentou o espetáculo “Os Três Porquinhos”, na Praça Pedra do Reino, no Parque da Lagoa. Cinthia Santiago é consultora de vendas e foi com o filho, Enzo Gabriel, de um ano e dois meses, aproveitar os eventos no Parque.  Cinthia mora em Bayeux e disse que são maravilhosos os eventos na Lagoa: “É no Centro, facilita o deslocamento e é bom pra toda a família”, concluiu.