Passeio de trem como atrativo turístico é debatido na Capital
As viagens de trem, que a princípio serviam apenas para o transporte de cargas e pessoas, podem ser transformadas em atrativos turísticos culturais. É o que mostra a experiência bem sucedida do Trem do Forró, em Pernambuco. O caso de sucesso foi apresentado nesta sexta-feira (13) pela manhã, durante o Encontro Regional de Preservação e Revitalização Ferroviária, que acontece até sábado (14) no Auditório do Paço Municipal, no Centro de João Pessoa.
Anderson Pacheco, da Serambi Turismo, empresa que promove o passeio há 20 anos, ressaltou a importância de preservar e aproveitar o potencial turístico e histórico das linhas férreas em todo o Brasil. Esse tipo de produto gera emprego e renda, temos sanfoneiros que trabalham conosco há 20 anos e famílias que já estão na terceira geração fazendo esse trabalho, argumentou.
A palestra sobre a experiência do Trem do Forró encerrou a programação da manhã do primeiro dia do encontro, que é promovido pelo Movimento de Preservação Ferroviária (MPF), em parceria com a Associação Brasileira de Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTT), com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Turismo (Setur).
Na tarde desta sexta-feira, o evento prosseguiu com as seguintes palestras: Turismo Cultural Ferroviário na Bahia; Lançamento do Manual de Apresentação de Projetos de Trens Turísticos e Culturas e Patrimônio Histórico e Cultural Ferroviário. A programação foi encerrada com um Momento Sócio-Cultural Opcional.
Programação do Sábado (14)
8h Turismo Cultural Ferroviário – Convênio ABOTCC / Sebrae
9h Elaboração de Projetos e Captação de Recursos
10h Intervalo
10h30 Ação de Proteção ao Patrimônio Histórico Ferroviário da Paraíba
11h Projeto de Trem Eco Cultural, com Elzário Pereira Júnior, secretário de Turismo de João Pessoa
12h Conclusões
13h Almoço
15h Programação Turística e Cultural e Encerramento