Patrocinado pelo FMC, ‘O Circo dos Feijões Mágicos’ é opção para a garotada no final de semana

Por André Cananéa - em 1753

29b1b814-1dcc-4e67-b3a5-ac439cb0db56André Cananéa

Joaninha, uma palhacinha que sonhava ser bailarina, vive mil aventuras ao lado da vaca leiteira, a harpa encantada e a galinha dos ovos de ouro. Mas é no castelo do temível gigante onde o verdadeiro conflito acontece. Patrocinado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da sua Fundação Cultural (Funjope), por meio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), a peça ‘O Circo dos Feijões Mágicos’ é opção para a garotada no sábado (18) e domingo (19), sempre às 16h, no Teatro Lima Penante, em João Pessoa. Estudantes de escolas públicas têm entrada gratuita.

O novo espetáculo infanto-juvenil do Grupo de Teatro Engenho Imaginário tem como base o popular conto ‘João e o Pé de Feijão’. Passeando pelos dramas e comédias circenses, o palco se transforma em um picadeiro, onde algumas técnicas são utilizadas, como elemento fundamental das personagens, vividas pelos atores David Muniz (perna-de-pau), Naná Vianna (aéreo) e Ed Santos (palhaço).

O texto da peça é de Valeska Picado e Guilherme Schulze e a direção musical, do maestro Carlos Anísio (que ainda interpreta o incrível personagem do Homem Banda).6f6db525-be7a-494a-9019-1d892892ff61

Saiba mais sobre Teatro Engenho Imaginário – O grupo nasceu  em 2007 do encontro entre os artistas Valeska Picado, David Muniz, Naná Vianna, Carlos Anísio e Itamira Barbosa para a finalização da montagem do espetáculo ‘Zé Lins – O Pássaro Poeta’.

Em 2012, o grupo estreou o seu segundo espetáculo, ‘Estórias’, um musical para toda a família, que encanta o público através da encenação de alguns contos da tradição oral nordestina  baseados na pesquisa realizada pelo ‘Nuppo/UFPB’ e pelo pesquisador Altimar Pimentel, com direção de Guilherme Schulze.

O Grupo de Teatro Engenho Imaginário vem desenvolvendo uma pesquisa de trabalho voltada para a produção de espetáculos infanto-juvenil, apresentado uma estética popular e regional unindo várias linguagens e gêneros.

05988ec7-1a97-4370-95d6-88fb98d1a936Os conteúdos abordados na encenação são de caráter educacional e social. Música ao vivo, bonecos, teatro de formas animadas, dança e circo são algumas das características desse grupo, porém a principal delas é o compromisso com o conteúdo artístico.

O teatro como forma de estímulo ao desenvolvimento de uma postura consciente do espectador, mesmo se tratando de crianças e adolescentes. Os integrantes do grupo atuam nas áreas de teatro, música, dança, vídeo, circo,  artes  visuais  e  literatura,  sempre buscando exercer a cidadania através da arte.

SERVIÇO

‘O Circo dos Feijões Mágicos’

O que é: Espetáculo infanto-juvenil

Quando: sábado (18) e domingo (19), às 16h.

Onde: Teatro Lima Penante (Av. João Machado, 67, Centro, João Pessoa – ao lado da Igreja Nossa Senhora de Lourdes).

Ingressos: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia), gratuito (para alunos de escola pública).

 

FICHA TÉCNICA

Direção Geral – Valeska Picado

Direção Musical – Carlos Anísio

Assistência de Direção – Itamira Barbosa

Músicas – Carlos Anísio e Grupo Engenho Imaginário

Técnica Vocal – Fátima França

Técnica Circense – Edhy Santos

Cenografia e Figurino – Dadá Venceslau

Assistência de Figurino – Jamila Costa

Maquiagem – Naná Vianna

Iluminação – João Batista

Coreografia – Joelma Ferreira

Cenotécnica – Nancy Torres e Mariana Miranda

Documentação – Bob Vagner

Fotografia – Bruno Oliveira e Júlio Leite

Produção – Itamira Barbosa

Arte – Breno Ranyere

 

ELENCO

Carlos Anísio – Homem banda

David Muniz – Apresentador do Circo/Mágico/Gigante/ Palhaço Perna-de-pau

Ed Santos – Palhaço (pai de Joaninha)/Vaca 2/Duende

Itamira Barbosa – Palhaça/ Dançarina de Rumba/ Galinha dos Ovos de Ouro/ Feirante

Jamila Costa – Bailarina (mãe de Joaninha)/ Dançarina de Rumba /Vaca 1/Criada do Gigante

Naná Vianna – Harpa Encantada/Cigana

Nina Elssia – Mulher Barbada/Joaninha

Priscila Vital – Domadora de Feras (mãe da Bailarina)/Rumbeira (irmã gêmea da Domadora)