Peça de teatro marca ações do Dia de Luta Contra a Aids na Capital
No Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolveu uma série de ações educativas e preventivas, em parceria com a ONG Amazona, que apresentou a peça Boi de Feira’. Tudo ocorreu no Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa. O espetáculo, uma mistura de teatro popular, poesia e dança nordestina, aborda a questão da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, incluindo o vírus HIV, causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Sida ou Aids).
De acordo com o educador da ONG Amazona, Juliano Almeida, a apresentação leva ao público as cinco atuais tendências da Aids: pauperização, interiorização, juvenização, heterização e feminização.
O elenco, formado por cinco atores e atrizes adolescentes de comunidades da Grande João Pessoa, vai agora se apresentar em escolas municipais da Capital. No local, integrantes da SMS e estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) distribuíram panfletos para a população.
Em Cruz das Armas – O Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Cruz das Armas, serviço de atenção em especialidades à população, realizou uma atividade com cerca de 150 crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas da região de Cruz das Armas na manhã desta segunda-feira (3), na sede do serviço. As ações foram alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em que os estudantes puderam expor cartazes, além de realizar apresentações de teatro e dança.
De acordo com a direção do Cais de Cruz das Armas, essas ações fazem parte de uma articulação firmada entre a unidade de saúde e as escolas de João Pessoa, em que a equipe multiprofissional realiza atividades com as crianças e adolescentes sobre saúde bucal, uso de drogas e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, entre outros temas. A equipe utiliza a informação como estratégia importante na promoção da saúde, valorizando a formação do público jovem.