‘Pedal de João Pessoa’ gera expectativa com o estímulo à prática do ciclismo

Por - em 523

Jomar Brandão

PEDALJá está gerando expectativa entre os adeptos do ciclismo o ‘Pedal de João Pessoa’ que será iniciado na noite da próxima quarta-feira (31), às 20h, com o objetivo de promover a prática do esporte e melhorar a qualidade de vida dos pessoenses. Além da melhoria na saúde pela prática do ciclismo, os passeios terão novas rotas a cada noite passando por pontos turísticos diferentes com paradas nesses locais para apreciar a história e as belezas naturais da Capital.

Promovido pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e grupos de ciclistas de João Pessoa, os passeios vão acontecer à noite, concentrando-se e saindo do Busto de Tamandaré, na orla. Agentes de mobilidade em viaturas vão acompanhar os ciclistas desde a concentração e saída, bem como durante o deslocamento. A medida visa evitar acidentes com os participantes, pois a presença dos agentes impõe aos motoristas circularem com velocidade reduzida quando próximos dos ciclistas.

Na manhã desta quarta-feira (24), foi realizada uma reunião na sede da Semob com representantes de grupos de ciclistas, assessores técnicos e chefes operacionais da autarquia para definir os detalhes finais do plano que será executado na quarta-feira (31) à noite. Tudo foi planejado para o êxito dos passeios e a segurança do trânsito para os participantes.

O superintendente da Semob, Carlos Batinga, destacou a importância da iniciativa. “Estamos muito contentes em participar e apoiar esses passeios que foram discutidos em várias reuniões com a Semob e os grupos de ciclistas da cidade, onde tratamos de ações e dificuldades do cotidiano dos ciclistas com o objetivo de melhorar a segurança. A nossa expectativa é que a partir da próxima quarta-feira, a ideia seja acolhida a cada passeio por mais adeptos dessa modalidade tão benéfica para a saúde”, disse.

O assessor técnico da Semob, Nilton Pereira de Andrade, disse que além de proporcionar um meio seguro para os veteranos, a finalidade também é que os novos ciclistas abracem à ideia e sigam outros grupos com ritmos mais avançados, podendo chegar a um nível de competição mas, que a princípio, os passeios vão ter ritmo de iniciantes.

Equipamentos – Para a prática do ciclismo é necessária uma série de cuidados, principalmente com os itens de segurança. Os Equipamentos de Segurança Individual (EPI) como capacetes, luvas e refletores. Além disso, é preciso fazer revisão constante nos pneus e freios da bicicleta. A condução defensiva também é fundamental para prevenir acidentes.