Penúltima noite do Música do Mundo celebra jazz e o eletrônico
Shows com muito jazz, música experimental e eletrônica marcaram a noite da quarta-feira (29) no Busto de Tamandaré, na divisa das praias de Cabo Branco e Tambaú em João Pessoa. A programação da penúltima noite do Música do Mundo, trouxe para o palco o som de Dengue & Banda, Fernando Nunes & Banda , a Experimental Jazz Band e Michael Pipoquinha. O reconhecimento do talento dos artistas ficou marcado pelos aplausos entusiasmados do público que conferiu mais um espetáculo de celebração a música instrumental.
A primeira apresentação da noite ficou por conta da Dengue & Banda (do baixista Alexandre Dengue, da banda Nação Zumbi), que mostrou uma mistura de jazz contemporâneo e música instrumental, tudo isso mesclado com muita improvisação, atraindo a atenção dos paraibanos e dos vários turistas que foram prestigiar o evento. Depois subiu ao palco Fernando Nunes & Banda, esquentando ainda mais à noite da quarta-feira. Baixista de Zeca Baleiro, Fernando Nunes tocou músicas de vários artistas e renomes nacionais com quem ele já trabalhou, entre eles Cássia Eller e Fernando Caneca.
Orquestra no estilo big band, a Experimental Jazz Band subiu ao palco pouco mais das 22h30 para deleite dos amantes da música. A orquestra foi formada em 2001 pelo maestro e compositor Rogério Borges. Nasceu no Departamento de Música da UFPB, com o intuito de ser um laboratório para os alunos do bacharelado em música, mas acabou ganhando vida própria e se tornou atração de variados eventos culturais. A banda mostrou e encantou o público com seu trabalho experimental, que mescla jazz e música popular brasileira, dando também releitura a clássicos nacionais e internacionais.
O encerramento da programação do Música do Mundo na noite desta quarta-feira ficou por conta do cearence Michael Pipoquinha. Aos 14 anos, o menino, que espanta os músicos mais experientes com sua habilidade no contrabaixo, encantou com sua apresentação, arrancando aplausos entusiasmados da platéia. Um dos momentos marcantes de sua apresentação foi a homenagem feita ao Estado, quando tocou Paraíba, do rei Luiz Gonzaga.
Para a assistente social Adriana Maia, que assistiu aos shows ao lado de amigos, o festival, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, garante acesso as todas as classes sociais para usufruir da diversidade cultural. É importante que festivais como este aconteçam, para que todos tenham oportunidade de assistir músicas de qualidade como a que vemos aqui no evento, disse Adriana, que revelou já vir acompanhando as edições passadas do festival. E o que temos percebido é que a cada dia mais gente participa, adere a esse projeto, uma prova de que é bom e agrada ao público, destacou.
Encerramento O encerramento do festival Música do Mundo acontece nesta quinta-feira (30), a partir das 20h, no Busto de Tamandaré, com as apresentações de Arthur Maia e Banda, dail Fernandes e o grupo PB Jazz. O evento iniciou as festividades de fim de ano nas areias da praia de Tambaú, numa prévia para o réveillon e Estação Nordeste. O projeto é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural (Funjope).