Penúltimo dia de masterclasse tem aulas de flauta doce e violino no Centro Histórico

Por Luiz Carlos Lima - em 991

Mais três masterclasses levaram dezenas de alunos ao Centro Histórico, nesta quinta-feira, 30. As aulas aconteceram a partir das 10h no Hotel Globo e no Centro Cultural Casa da Pólvora. Houve aula com professores brasileiros e estrangeiros e as aulas ministradas em inglês contaram com tradução simultânea para os alunos. Os instrumentos utilizados neste penúltimo dia de masterclasse foram flauta doce e violino. A programação das masterclasses faz parte do 5º Festival de Música Clássica, cuja realização é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em parceria com o BNDES e Ministério da Cultura. As masterclasses acontecem sempre pela manhã.

No Hotel Globo aconteceram duas aulas de violino: uma com Ana de Oliveira, do Brasil, e outra com Alberto Johnson, que tem dupla cidadadania, Brasil/Holanda. A instrumentista Ana de Oliveira fez, neste ano, a estreia no Festival de Música Clássica e demonstrou apoio ao festival. “Hoje é a segunda aula nesta edição que ministro aqui e é muito gratificante a procura dos alunos. A gente nota que há um interesse maior pela música clássica e quem há mais meios de os alunos terem contato”, disse.

No Centro Cultural Casa da Pólvora, os alunos assistiram a aula da holandesa Lucie Horsch. Nascida em uma família de músicos profissionais, Lucie começou a estudar a Flauta doce  com Rob Beek na escola de música de  Amsterdam aos 5 anos de idade. Em 2011, depois de vencer várias competições juvenis importantes, foi levada como aluna para a prestigiada Academía Sweelinck  no Conservatório de Amsterdam.

Programação – Nesta sexta-feira, 1, acontece o último dia de masterclasses. Na programação estão mais duas sessões, ambas no hotel Globo e a partir das 10h. O artista Marcus Ribeiro ministrará aula de violoncelo. O violoncelista brasileiro frequentou, a convite de Antônio Menezes, a seleta classe do renomado artista na Academia de Música na Basileia (Suíça), onde obteve o título de Mestre. Atualmente  é violoncelista da Orquestra Sinfônica Nacional e convidado com frequência a participar de várias orquestras brasileiras.

Como camerista, realizou turnês com diferentes grupos na Alemanha, Suíça, Itália, Espanha, Portugal e França, e participou de Festivais internacionais na Áustria e Eslováquia. Na América do Sul apresentou-se na Argentina e Bolívia.

Também no Hotel Globo haverá a aula do violinista Asi Matathias. O violinista Asi Matathias é reconhecido como um dos talentos mais célebres de sua geração. Ele começou a tocar violino aos seis anos de idade. Em Israel, ele estudou com Chaim Taub e tornou-se o estudante mais jovem a se matricular na Universität für Musik und Darstellende Kunst, em Viena. Estreou aos 14 anos com a Filarmônica de Israel, sob a batuta de Zubin Mehta.

Informações – Todas as informações relativas ao Festival Internacional de Música Clássica como data, horário e local das apresentações, além da biografia dos artistas e programas que serão executados estão disponíveis no site www.musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br.