Pescadores da Capital participam de curso de beneficiamento
Vinte e cinco pescadores participam nesta sexta-feira (12), sábado (13) e domingo (14) do Curso de Beneficiamento de Pescado realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp). Todos são filiados à Cooperativa de Pescadores do Porto do Capim, fundada no início de janeiro. As aulas estão acontecendo no primeiro andar da Sedesp localizada na rua Cardoso Vieira, 85 (antiga Prefeitura) das 8h às 12h e das 14h às 17h.
De acordo com o engenheiro de pesca Alberto Motta, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB, antigo Cefet), os cooperados terão aula de boas práticas de fabricação e vão aprender a elaborar produtos derivados do pescado. Como, por exemplo, filé, hambúrguer e linguiça de peixe. Ou, ainda, farinha com resíduos de pescado utilizada na alimentação animal e mucilagem, uma espécie de creme também usada como ração para animais, explica.
De acordo com o presidente da Cooperativa, Leonardo do Nascimento, os pescadores também irão aprender a beneficiar caranguejo, mariscos e camarão. Com as técnicas aprendidas no curso, os profissionais poderão agregar valor à produção e lucrar mais. Um quilo de tainha, por exemplo, que custa R$ 6,50 na feira, valeria 30% mais na forma de filé, calcula o professor Alberto Motta.
Numa próxima etapa, os cooperados planejam trabalhar também com a produção de biscoito de pescado. Para isso, utilizaremos a farinha de peixe, mas preparada de maneira diferente daquela usada para ração animal, afirma Motta. De acordo com ele, a formação em cooperativa é uma maneira dos pescadores ganharem mercado, competindo com os grandes fornecedores.
O curso é resultado de uma parceria com o Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios de João Pessoa (Empreender-JP), que oferecerá aos pescadores empréstimos a juros de 0,9% ao mês. Todos os 25 cooperados já foram inscritos no programa e receberão capacitação na área de empreendedorismo. Além do Empreender, a cooperativa recebe o apoio também da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) do município de Bayeux, que oferecerá assistência técnica aos filiados.