Pescadores definem prioridades para o PPA Participativo

Por - em 168

Representantes do segmento dos pescadores estiveram reunidos na sede da Secretaria Executiva do Orçamento Participativo (OP), nesta segunda-feira (17), para discutir as demandas do setor que serão incorporadas ao orçamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O encontro deu sequência à realização de fóruns temáticos do Plano Plurianual Participativo (PPA-P).

Estiveram presentes cerca de 20 representantes oriundos dos bairros São José, Tambaú, Mandacaru, Penha e Jacarapé e das comunidades do Porto do Capim, no Varadouro e de Mussumago, localizada no Valentina de Figueiredo. Os pescadores integram o segmento social da Agricultura Familiar, dentro do PPA-P.

De acordo com o secretário Executivo do OP, Hildevânio Macedo, os pescadores já definiram várias demandas para execução em curto, médio e longo prazo. Entre elas, o apoio logístico da PMJP para a procissão de São Pedro, padroeiro do segmento; a criação de uma Secretaria Municipal da Pesca; uma linha de crédito e política de habitação específicas para o segmento e a formulação de parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) para elaboração de cursos técnicos e profissionalizantes na área.

“Tivemos uma reunião muito produtiva com os representantes dos pescadores e acreditamos que todas essas demandas poderão ser cumpridas pela gestão municipal. Eles deverão se reunir mais algumas vezes, documentar essas propostas para, a partir daí, formularmos as demandas junto às secretarias e órgãos correspondentes do governo municipal”, comentou o secretário.

O presidente da Associação dos Pescadores de Frutos do Mar da Praia da Penha, Deilton Calixto dos Santos, avaliou a primeira reunião como produtiva. “A intenção da Prefeitura é muito boa. Se continuar com esse trabalho em conjunto, tenho a certeza de que os frutos serão colhidos no futuro. Esse foi apenas o pontapé inicial, a nossa esperança é que essa nova gestão atenda as demandas dos pescadores e trate a pesca como ela realmente merece ser tratada”, comentou.

Fóruns temáticos – No último dia 15, cerca de 350 membros de 13 segmentos sociais estiveram reunidos participando do primeiro ciclo de fóruns temáticos do PPA-P. Os pescadores foram os únicos a não participar, devido ao fato de o sábado ser o dia de maior produtividade para a categoria.

O evento abrigou representantes de vários segmentos sociais, tais como Agricultura Familiar (trabalhadores rurais); Criança e Adolescente; Comunidades Tradicionais; Comunicação; Direitos Humanos; Economia Solidária; Igualdade Racial; Mulheres; LGBT; Juventude; Pessoa Idosa; Pessoa com Deficiência e Segurança Alimentar. Também estiveram presentes os conselheiros Municipais de Políticas Públicas, os conselheiros de todas as 14 regionais do OP e demais membros da sociedade civil.

Sobre o PPA-P- O Plano Plurianual Participativo é uma estratégia criada pelo governo municipal para apresentar à sociedade suas diretrizes estratégicas e ouvir o que a população tem a dizer, quais são as suas necessidades, problemas e sugestões. Todas essas demandas serão incluídas no orçamento para execução pelo governo municipal, nos próximos anos.