Pesquisa revela que eventos culturais repercutem positivamente entre turistas

Por - em 443

Mônica Melo

Uma pesquisa anual realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP) revelou que a programação cultural gratuita oferecida na cidade de João Pessoa repercutiu positivamente entre os turistas. Mais de 53% dos visitantes que estiveram na cidade entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015 avaliaram os shows como sendo bons ou ótimos.

Outro dado importante apresentado pela pesquisa é que 52,38% das pessoas que visitaram a cidade receberam a indicação do destino através de parentes e amigos. Para o diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Sandoval Nóbrega, esses dois dados positivos sobre o turismo na capital estão diretamente ligados. “Os eventos são freqüentados primeiramente por quem mora na cidade, os moradores se tornam divulgadores e acabam indicando para quem está de visita”, explica Nóbrega.

Ele cita como importante exemplo, o Sabadinho Bom. “O evento é uma marca da cultura local. Os turistas são convidados a comparecer pelas agências de viagem, pelos hotéis e também por quem já participou”. Para Nóbrega, a programação cultural é um complemento importante oferecido a quem vem em busca das praias. As atividades proporcionam entretenimento em locais diferentes e nos horários em que as pessoas não costumam freqüentar as praias.

O Sabadinho Bom ocorre semanalmente, mas ao longo do ano acontecimentos de maior porte também encantam os visitantes. O Extremo Cultural, a prévia carnavalesca, o Carnaval, a Paixão de Cristo e o Festival Internacional de Música Clássica são exemplos desses grandes eventos. “Os eventos servem para estimular a vinda de turistas. É preciso lembrar que quando investimos em turismo, estimulamos toda a economia local”, defende Nóbrega.

Esses mesmos eventos não são esquecidos por quem indica João Pessoa como destino. A jornalista paraibana Sandra Regina da Silva Lima, morou alguns anos nos Estados Unidos e atualmente reside em São Paulo. Ela conta que sempre fez questão de indicar a cidade de João Pessoa para pessoas conhecidas e não se limita a falar sobre as praias e sobre o clima. “Eu fazia propaganda para todo mundo e muitas pessoas acabaram aceitando a sugestão e vindo passar férias aqui. Todos que vieram, adoraram”, relata.