Pesquisadora da FVG visita João Pessoa para avaliar potencial turístico

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A pesquisadora Janailda Saboia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), está em João Pessoa, desde segunda-feira (26) passada, realizando uma série de entrevistas com representantes de instituições públicas e privada que têm interferência direta na política de turismo. Nesse trabalho, são avaliados 13 aspectos que compõem a atividade turística.

Bruno Farias, secretário de Turismo de João Pessoa, destacou a importância da pesquisa para o setor, principalmente porque avalia a competitividade de João Pessoa como um dos 65 destinos indutores do turismo. “Apresentamos as ações que estão sendo desenvolvidas em cada uma das 13 dimensões avaliadas para se aferir em que nível estamos. Com base nesses números, projetarmos as iniciativas para identificar quais os pontos em que devemos melhorar e, dessa forma, oferecer uma experiência positiva aos turistas que nos visitam”, afirmou.

Pesquisa anterior – O ano passado, o relatório divulgado pelo Ministério do Turismo comprovou que João Pessoa havia se apresentado mais competitiva para o turismo. A Capital se destacou entre as do Nordeste, ficando em 14º no ranking nacional, com a média de 68, 7, atrás apenas de Recife (6º) e Salvador (9º).

Dentre as 13 dimensões examinadas no ano de 2013, o destino João Pessoa se destacou em capacidade empresarial (93,8 pontos), infraestrutura geral (84,4), economia local (72,7), acesso (72,3), aspectos ambientais (71,8) e monitoramento (71,6).

De acordo com o economista Paulo Galvão, chefe da Divisão de Tecnologia da Informação da Setur, que acompanha de perto a pesquisadora, o trabalho tem sido gratificante. “A expectativa é que possa apresentar, no próximo relatório, João Pessoa ainda mais competitiva”, destacou.

Competitividade – A FGV destaca que competitividade é a capacidade crescente de gerar negócios nas atividades relacionadas com o setor do turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva. A competitividade é diferente de competição. A competitividade olha para os seus recursos e competências e para a capacidade de produção e de inovação.

Na pesquisa, são avaliados 13 aspectos que compõem a atividade turística: infraestrutura geral, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais