Pessoenses fazem festa no encerramento do revezamento da Tocha Olímpica pelas ruas da Capital
Max Oliveira
Depois de percorrer 29 quilômetros, em pouco mais de seis horas, passando por mãos de anônimos, atletas e personalidades, o maior símbolo do esporte mundial encerrou seu desfile pelas ruas de João Pessoa na noite desta sexta-feira (3). O ponto alto do revezamento da Tocha Olímpica pela Capital aconteceu no Busto de Tamandaré, onde uma multidão acompanhou o acendimento de uma réplica da pira olímpica, pelas mãos do pessoense e ex-jogador da seleção brasileira de futebol, Leovegildo Júnior.
A festa contou com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que deu suporte logístico para o evento, com participação conjunta de várias secretarias. O dia histórico para a cidade foi também um momento para provar que a população tem espírito olímpico, manifestado no apoio aos jogos e no respeito em relação a chama olímpica. Até quem está acostumado com tantas glórias vividas no esporte se rendeu ao momento único na Capital.
“Quando eu recebi o convite do Comitê Olímpico Brasileiro para ser um dos condutores da Tocha Olímpica pelo Brasil, só fiz uma exigência – que fosse na minha terra natal João Pessoa”, confessou emocionado o ex- jogador Júnior, que saiu da Capital paraibana aos 5 anos de idade para brilhar no futebol mundial. “Estou há quatro dias na cidade, com meus parentes e amigos, aproveitando mais um pouco dessa terra maravilhosa”, finalizou.
Além de Júnior, outros 143 condutores se revezaram para carregar a Tocha Olímpica desde o Centro Histórico até a orla da Capital. Entre os espectadores, a reação era de registrar o momento com fotos e vídeos, como fez a auxiliar de enfermagem Natália Fabiana, acompanhada da filha de 9 anos, Maria Beatriz. “Eu sei que não terei outra oportunidade como essa, por isso fiz questão de trazer minha filha e registrar tudo dessa festa que prega união e amor pelo esporte”, destacou.
O final da festa foi embalado pelo forró do grupo Os Gonzagas, que desfilou seu repertório para amantes da boa música e do esporte – uma mistura com a cara da cidade, e que o mundo pôde testemunhar.
Neste sábado (4), a chama parte para o município de Mamanguape – última parada antes de seguir para o Rio Grande do Norte.