Plano Diretor de Tecnologia da Informação é tema de debate no 1º Fomsege
A importância do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) na gestão pública será debatida no 1º Fórum Municipal de Software Livre e Governo Eletrônico, realizado nesta quarta (6) e quinta-feira (7) pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. A discussão vai contar com a participação do coordenador-geral de Inovação Tecnológica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ricardo Miotto Lovatel.
O debate acontecerá no dia 7, às 14h, na sala 3 do Hotel Netuanah, e está incluído no eixo Governança Eletrônica. A programação completa está disponível no site do evento (www.fomsege.com.br), que é promovido pelas secretarias de Ciência e Tecnologia (Secitec) e Transparência Pública (Setransp).
Na discussão que trará para o Fomsege, Ricardo Lovatel vai falar do PDTI como importante ferramenta de apoio à tomada de decisão para o gestor, “habilitando-o a agir de forma proativa, contra as ameaças e a favor das oportunidades”.
Lovatel afirma que o PDTI representa um instrumento de gestão para a execução das ações de TI da organização, possibilitando justificar os recursos aplicados em TI, minimizar o desperdício, garantir o controle, aplicar recursos naquilo que é considerado mais relevante e, por fim, melhorar o gasto público e o serviço prestado ao cidadão.
A programação do Fomsege conta, ainda, com nomes como o do sociólogo Sérgio Amadeu, do Comitê Gestor da Internet no Brasil; Wilton Mota, do Serviço de processamento de Dados do Governo Federal (Serpro); e Pedro Guimarães, membro do Circuito Fora do Eixo.