Plano para Educação prevê mais 12 Creis para população da Zona Sul

Por - em 285

A Secretaria Executiva do Orçamento Participativo (OP) deu sequência ao segundo ciclo de Planejamento Participativo, na noite desta terça-feira (9), para discutir as demandas aprovadas pela população para o orçamento municipal, no ano de 2014. Desta vez, o evento reuniu os moradores dos bairros e comunidades que compõem a 4ª Região do OP. O encontro ocorreu na Escola Municipal Dom Helder Câmara, no Valentina de Figueiredo.

Ao tratar das demandas da área de Educação, a secretária adjunta da pasta, Edilma Ferreira, anunciou que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deverá construir mais 12 Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) na região. Ao todo, serão cinco equipamentos na comunidade Paratibe; cinco em Gramame e duas no loteamento Planalto da Boa Esperança.

De acordo com a secretária, a iniciativa é uma orientação do prefeito Luciano Cartaxo e faz parte da política de valorização da educação infantil implantada na Capital. “Este é o momento de discutirmos as demandas e de apresentarmos o plano de metas da gestão para que a população tenha consciência do que será implantado pelo governo municipal na região. Isso gera um processo transparente e integrado com aquilo que as pessoas desejam do poder público”, comentou.

Já em relação à solicitação da construção de um Crei na comunidade Cuiá, a secretária anunciou que a demanda, que seria para 2014, foi antecipada pela PMJP e que as obras já estão em andamento. Sobre o pedido de implantação de uma escola na comunidade Boa Esperança, ela explicou que a primeira já integra o projeto da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) para a área e que será construída no formato padrão do Governo Federal, ou seja, com salas de aulas amplas e ginásio poliesportivo.

A secretária também informou que o pedido de construção de uma escola no Nova Mangabeira não poderá ser atendido. Segundo ela, o terreno disponível no loteamento não comporta a implantação de um equipamento do tipo. “Nesse caso, a Prefeitura irá priorizar as áreas adjacentes, a exemplo de Paratibe, que será contemplada com novas creches”, disse.

Referente à solicitação da construção de um ginásio padrão, anexo a Escola Cícero Leite, no Valentina de Figueiredo, a equipe técnica da Sedec não identificou uma área que comporte este tipo de equipamento na região.

“Foi sugerido um terreno ao lado da escola, mas infelizmente não tem como construir ali um ginásio. Existe a possibilidade de construirmos uma escola na Boa Esperança, que entraria já com um ginásio. A Escola Cícero leite iria para lá e onde fica o colégio hoje, faríamos uma escola em tempo integral para crianças de 4 a 5 anos”, argumentou.

Habitação – Representando a secretária de Habitação Social (Semhab), Socorro Gadelha, o diretor de Regularização Fundiária, Giovanni Freire, tratou de apenas uma demanda da população. Segundo ele, o processo de regularização de várias casas localizadas na comunidade Mussumagro já está em andamento no âmbito da Semhab. “A área já foi transformada em Zona Especial de Interesse Social (Zeis) e as 23 primeiras famílias já foram cadastradas no programa”, disse.

Respondendo a questionamento dos moradores sobre a regularização fundiária da comunidade Santa Bárbara, o diretor da Semhab explicou que o processo já está bastante avançado e que 90% das famílias já fizeram os respectivos cadastros e estão aptas para receber as escrituras de posse.

Mobilidade Urbana – A audiência pública ainda contou com as participações dos agentes de Mobilidade Urbana, Adamastor Chaves e Fábio Carvalho, que vieram representando o superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade. Eles trataram da solicitação de melhoria no transporte público dos moradores de Paratibe.

“Explicamos a população local que a Semob já antecipou a demanda e determinou a implantação de mais duas linhas de ônibus para a região”, explicou o agente Adamastor. As linhas em questão são as de número 7118 e 7120, que fazem uso do Acesso Oeste, encurtando o tempo de viagem entre a Zona Sul e o Centro da Cidade.

Em médio prazo, os agentes explicaram que a situação irá melhorar ainda mais com a implantação do PAC da Mobilidade Urbana, em parceria com o Governo Federal, que criará corredores exclusivos para ônibus, além de vários terminais de integração espalhados pelos bairros.

Infraestrutura – O assessor técnico da Secretaria de Infraestrutura, Hugo Paiva, representou o secretário Ronaldo Guerra. Ele destacou a pavimentação de várias ruas, a exemplo da João Pacheco Rabelo, no Valentina; José Evangelista da Silva, na comunidade Parque do Sol; Severina Ramos Barreto de Oliveira e Santa Sofia, ambas localizadas no Mussumagro.

“A Seinfra encaminhou no último mês de maio um projeto de pavimentação de vias urbanas. Essas ruas, com exceção da José Evangelista da Silva que já está licitada e que as obras serão iniciadas após o período das chuvas, estão contempladas dentro dessa listagem. Até o final do ano essas obras também serão iniciadas”, concluiu.

Avaliação positiva – O líder comunitário e presidente da Associação SOS Cuiá, Alexandre Jorge, avaliou a audiência do OP como positiva para a população. “É salutar ver membros do governo presentes na comunidade para discutirem ações e obras em benefício da população. Na área de habitação, por exemplo, aqui estiveram várias pessoas que moram em áreas de risco. Tenho certeza de que elas saíram felizes com a notícia da regularização fundiária de suas casas”, comentou.

A funcionária pública Margarida Lacerda elogiou a forma democrática como foi conduzida a audiência. “Foi uma reunião positiva em que as pessoas tiveram a oportunidade de conhecer as propostas da Prefeitura e de serem ouvidas pelo poder público. Esperamos que as coisas melhorem para todas as essas comunidades daqui pra frente”, encerrou.

Compõem a 4ª Região do OP os seguintes bairros, comunidades e loteamentos: Valentina I, II, III; Mussumagro; Paratibe; Barra de Gramame; Cuiá; Frei Damião; Santa Bárbara; Doce Mãe de Deus; Rabo da Gata; Maribondo; Quilombolas; Cumurupi; Manzuar; Praia do Sol; Praia de Gramame; os loteamentos Nova Mangabeira, Planalto da Boa Esperança, Boa Esperança, Monte das Oliveiras, Cidade Maravilhosa, Parque do Sol, Rota do Sol, Caminho do Mar, Planície Dourada, Ana Clementino e Novo Milênio; e os condomínios da Amizade, da Liberdade, da Independência e da Cidadania