PMJP abre Feira do Trabalhador e oferece acesso ao crédito, capacitação e intermediação de empregos

Por - em 512

Arthur AraújoFeiraMunicipaldoTrabalho_Foto_RafaelQueiroz (314) copy

O Ponto de Cem Réis, no Centro, se transformou em local de convergência para os trabalhadores de João Pessoa. Nestas terça (28) e quarta-feira (29), o espaço recebe a segunda edição da Feira Municipal do Trabalhador, evento que tem como objetivo facilitar o acesso a um leque de serviços direcionados às questões do trabalho. A programação, organizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em comemoração ao Dia do Trabalhador, foi aberta na manhã desta terça.

O evento conta com quatro bases, que são a capacitação, a intermediação de emprego, a orientação sobre a segurança do trabalhador e o estímulo ao empreendedorismo. “Esta é uma forma de contemplar os trabalhadores em todas as esferas, beneficiando quem está fora do mercado, mas deseja encontrar um emprego, quem pretende investir no seu próprio negócio, ou mesmo que quer apenas resolver uma situação trabalhista pontual”, afirmou o secretário municipal do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares.

A cerimônia de abertura da Feira contou com a participação de diversas entidades relacionadas ao Trabalho. Foi o caso do Ministério Público da Paraíba, representado pelo procurador geral do Trabalho, Cláudio Gadelha. “Este é um evento que promove a cidadania no trabalho e a nossa compreensão é de que essa é a única alternativa para reduzir as situações graves as quais os trabalhadores são expostos diariamente”, declarou.

O superintendente regional do Trabalho e Emprego na Paraíba, Rodolfo Catão, destacou a parceria e o crescimento do evento em sua segunda edição. “A quantidade de pessoas que encontramos aqui já no evento de abertura é uma prova da demanda que existe para estas questões. Esta iniciativa aproxima a população dos serviços e com certeza facilita a vida do trabalhador”, complementou.

Sereias da Penha – A Feira Municipal do Trabalhador também foi espaço para exposição das peças produzidas pelas artesãs de João Pessoa. O programa João Pessoa Artesã levou as biojoias confeccionadas pelas Sereias da Penha em escamas de peixe e fio de cobre, trabalho que contou com a participação do designer Ronaldo Fraga e que chegou às passarelas do São Paulo Fashion Week.FeiraMunicipaldoTrabalho_Foto_RafaelQueiroz (12) copy

“Essa é uma pequena amostra de como a capacitação é importante para melhorar um serviço e como ela pode ser o início de uma história de muito sucesso”, destacou a coordenadora do JPA, Maísa Cartaxo. “As artesãs são hoje protagonistas na construção de seu futuro e são um exemplo para quem veio até este evento na busca por aperfeiçoamento ou para aprender uma nova profissão”, complementou.

Também está participando do evento um grupo de 140 artesãs da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) com a II Exposição Mulheres Construindo uma Cidade Sustentável.

Serviços – A Feira Municipal do Trabalho oferecerá diversos serviços à população. Confira a lista:

Oferta de cursos de capacitação

Intermediação de empregos, por meio do Sine-JP

Orientações sobre segurança do trabalhador para evitar acidentes

Inscrições no programa Banco Cidadão, de acesso ao microcrédito

Emissão de Carteira de Identidade – IPC (Governo do Estado);

Emissão de Carteira de Trabalho – Superintendência Regional do Trabalho (Ministério do Trabalho e Emprego);

Inscrição no Cadastro Único – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes);

Inscrição no programa Minha Casa, Minha Vida – Secretaria Municipal de Habitação (Semhab);

Emissão do cartão do SUS, orientações de saúde, aferição de pressão, teste com monoxímetro, orientação sobre higiene bucal e prevenção do câncer de boca – Secretaria Municipal de Saúde (SMS);

Orientações sobre saúde do trabalhador – Cerest regional-JP e estadual – PB;
Orientações sobre direitos previdenciários, perícia médica, assistência social e reabilitação – INSS;

Informações sobre formalização e abertura de microempresa – Sebrae.

Confira os próximos eventos da programação: FeiraMunicipaldoTrabalho_Foto_Gilberto Firmino (24) copy

Tarde: 14h

Auditório: Trabalho como forma de inclusão social na economia solidária.

Sala 01: SEI Crescer – Sebrae (O SEI é o conjunto de soluções do Sebrae para a capacitação do microempreendedor individual).

Sala 02: Técnicas de oratória: arte de falar em público – Sebrae

Sala 03: Gastronomia: do tradicional às novas tecnologias – FPB

Sala 04: Técnicas básicas sobre segurança do trabalho – Senai Bayeux – vivenciar experiências práticas à luz da teoria sobre segurança no trabalho.

Sala 05: Tecnologia e oportunidades – Unipê

Dia 29/04 (quarta-feira)

Manhã: 9h

Sala 01: Gestão de pessoas com foco em resultados – ABRH-PB

Sala 02: Produção e gestão de eventos – IFPB

Sala 03: Cuidador de idoso: uma profissão em ascensão – Escola técnica de Saúde – UFPB – Aspectos legais e mercado de trabalho. Cuidados práticos com a saúde do idoso.

Sala 04: Automação pneumática – Senai JP – Conhecimento de sistema movido a ar comprimido.

Sala 05: Marketing pessoal – Unipê

Tarde: 14h

Auditório: Audiência pública em memória das vítimas de acidente de trabalho

Sala 01: Case de sucesso na Comunidade Chã Jardim. A comunidade de Chã Jardim mostra aos visitantes a importância de praticar o turismo sustentável, preservando o meio ambiente e as tradições culturais.

Sala 02: Navegar com segurança na internet – IFPB

Sala 03: Saúde e qualidade de vida: Ferramentas indispensáveis para as ações do trabalhador – Escola técnica de Saúde – UFPB – vivenciar de forma prática a anatomia morfofuncional do trabalhador, epidemiologia das patologias laborais, ergonomia e relações com as atividades laborais.

Sala 04: Novas regras do seguro-desemprego – SRTE (TEM) – Atualizar as empresas em relação às últimas mudanças do seguro-desemprego, o empregador Web e as regras de encaminhamento do Sine-JP através da IMO.

Sala 05: O condutor de veículos de emergência: transportando vidas com segurança – Sest/ Senat