PMJP abre inscrições para curso de qualificação em marcenaria
Estão abertas até o dia 13 de novembro as inscrições para o Curso de Marcenaria que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) vai promover na Unidade de Produção e Qualificação em Marcenaria da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Os interessados deverão se dirigir ao Centro de Referência de Cidadania (CRC) dos Bancários, localizado na rua Esmeralda Gomes Vieira, s/n, de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A Prefeitura está oferecendo 20 vagas, sendo 10 no turno da manhã e 10 no turno da tarde. O curso tem duração de cinco meses e as aulas acontecerão três dias por semana. Os candidatos selecionados receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 200, mais o vale-transporte e lanche. A data de início das aulas será informada pela Sedes até o final deste mês.
Inscrição – Para se inscrever é preciso ter idade mínima de 18 anos e ter concluído o ensino fundamental. As inscrições são gratuitas e terá prioridade às vagas o candidato que faça parte do programa Bolsa Família, que tenha trabalhado na área, não tenha a qualificação profissional e que esteja desempregado.
A diretora de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Yara Pond, explica que a marcenaria era uma unidade que já existia dentro da estrutura da secretaria. A marcenaria funcionava como uma oficina para os adolescentes atendidos pelo Centro de Formação Margarida Pereira, onde eram oferecidos cursos, e se confeccionavam brinquedos educativos para os Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) e Escolas Municipais e atendendo algumas demandas da Sedes e Estação Cabo Branco, informou Yara.
Ela disse que a partir de agora no local vai funcionar, prioritariamente, como uma Escola de Formação em Marcenaria, sendo a única instituição pública deste tipo em João Pessoa. Nosso objetivo é oferecer qualificação profissional para que os alunos desenvolvam a criatividade e ao mesmo tempo ampliem as suas possibilidades de ingressarem no mercado de trabalho, consequentemente melhorando a sua condição de vida, acredita.
Segundo Yara, a Prefeitura, através da Sedes, está investindo em recursos próprios cerca de R$ 60 mil na aquisição dos equipamentos, material didático, reforma, bolsa-auxílio, entre outros.
A falta de qualificação profissional é hoje uma das principais causas do desemprego. Esse curso é mais uma iniciativa da Prefeitura no sentido de fortalecer a política de geração de trabalho e renda, que vem garantindo a autonomia de milhares de famílias em João Pessoa. Também estamos buscando parcerias com instituições que possam aproveitar nossos alunos como estagiários, tendo inclusive já fechado com a Executy Instalações, informou.