PMJP abre XXVIII Congresso Nacional das Guardas Municipais com representação de 140 cidades

Por Fátima Sousa - em 833

O XXVIII Congresso Nacional das Guardas Municipais foi aberto nesta quarta-feira (17), às 19h, no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), em Água Fria, com cerca de 700 participantes advindos de mais de 140 cidades brasileiras. Nesta quinta (18), a programação começa às 8h, com o credenciamento. A primeira palestra, sobre o “Fortalecimento da Lei 13.022/2015”, começa às 9h30.

O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania, em parceria com o Conselho Nacional das Guardas Municipais, e acontece até sexta-feira (19), no auditório do Unipê.

A abertura solene foi realizada com uma homenagem póstuma a CGM Ana Carolina Colaço, pela Guarda Mirim da Prefeitura Municipal de João Pessoa, com a entrega de uma placa de honra ao mérito aos familiares da homenageada, morta em acidente no dia 30 de março de 2017.

O secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Denis Soares, destacou a importância do Congresso. Segundo ele, esse encontro nacional é bastante concorrido em todo o Brasil. “Conseguimos trazê-lo para João Pessoa e nosso objetivo é que seja bastante produtivo e de benefício para a categoria”, almejou.

O comandante da Guarda Municipal de João Pessoa, José Severino de Figueiredo, destaca a importância de sediar o evento. “É um momento de discussão e criação de leis disciplinadoras, projetos, métodos e técnicas, a fim de diminuir os índices de criminalidade que compõe o tema de extrema relevância no cenário atual, ao abordar temas que ajudem na gestão e no planejamento da Segurança Pública Municipal”, considera o gestor.

 Carta – Durante os três dias, os participantes irão discutir, além da Lei do SUSP, discutir a padronização das guardas, comunicação e melhoria na qualidade de mediação de conflitos, entre outros temas ligados ao melhoramento do serviço em todo o país. Os participantes irão elaborar uma carta para ser entregue ao Congresso Nacional e ao Ministro da Justiça, pedindo a inclusão da Guarda Municipal no SUSP.

Programação

Dia 18/10

8h – Credenciamento, recepção e workshop

9h – composição da mesa

9h30 – Palestra: Fortalecimento da Lei 13.022/2014

10h50 – Palestra: Tecnologias à serviço da segurança

12h – workshop

14h – Palestra: Colômbia – um caminho para paz

15h15 – Mediação social de conflitos no combate ao racismo institucional, intolerância religiosa, xenofobia e outras violações dos direitos humanos

16h35 – Palestra: As Guardas Municipais na nova lei do SUSP

17h45 – workshop e encerramento

Dia 19/10

8h30 – recepção e workshop

9h – Mesa redonda – atuação das mulheres na Segurança Pública

9h30 – Palestra – Padronização das Guardas Municipais

12h – workshop

14h – palestra – Armamento

15h20 – Palestra – A importância da mediação de conflitos na segurança urbana;

16h35 – Elaboração e aprovação da Carta de João Pessoa

17h45 – Encerramento