PMJP apresenta metas para mobilidade, turismo, infraestrutura, meio ambiente e planejamento

Por - em 531

Concurso público para a Semob, a construção de 4.200 unidades habitacionais, o plantio entre 35 e 40 mil mudas de árvores nativas, a construção de doze mercados públicos e a requalificação de outros doze, a implantação de 15km de ciclovia nos bairros, construção de seis banheiros públicos em bairros da orla, criação da Agência Municipal de Saneamento e os projetos estruturantes do trânsito previstos no PAC da Mobilidade são as principais metas apresentadas por várias secretarias da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), nesta terça-feira (28), durante a penúltima Audiência Pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2014.

A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) apresentou, além das obras estruturantes do BRT, ampliação de cinco corredores e correções em trajetos do transporte público, a realização de concurso público com previsão de 200 novas vagas e implantação de cem câmeras nos corredores para monitorar o trânsito. O diretor adjunto da Semob, Roberto Pinto, ressaltou que além das obras estruturantes do trânsito o concurso irá repor o quadro funcional que possui um déficit de 120 pessoas desde o último concurso.

Na área do meio ambiente, a Prefeitura de João Pessoa vai realizar o plantio de 35 a 40 mil mudas nativas, intensificar a preservação de áreas verdes e recuperação de áreas degradadas no Rio Sanhauá e Jaguaribe, além de implantar a Biblioteca de Educação Ambiental.

A meta da gestão no desenvolvimento urbano é a de revitalizar no mínimo cem das 160 praças existentes na capital, construir doze mercados públicos e outros sete comunitários, bem como requalificar outros 12. A previsão é construir mercados no Cristo, Treze de Maio, Cidade Verde/Mangabeira VII, Colinas do Sul, Seixas, José Américo, Paratibe, Planalto da Boa Esperança, Cidade Verde/Bairro das Indústrias, Alto do Mateus, Costa e Silva e Funcionários IV.

Na LDO também está prevista a construção de um estacionamento, quiosques de alimentação e reforma dos galpões IV e VI do Mercado Central, que também ganhará um pátio de eventos.

Na área da habitação estão previstas obras como a construção de 4.200 unidades dotadas de infraestrutura básica para a população do Centro Histórico uma reserva de 10%, ou seja, 500 moradias, destinadas à população idosa de baixa renda.

A infraestrutura da capital está prevendo na LDO a execução do sistema de ciclovia nos bairros da capital com 15km englobando os bairros de Mangabeira I, Altiplano Cabo Branco, Valentina de Figueiredo, Bessa e Bairro dos Novais. Além disso, a Seinfra está prevendo a construção de estacionamentos (bicicletários) no Mercado Central, Terminal Rodoviário, Terminal de Integração, no Estádio Leonardo da Silveira, Tambaú, Cabo Branco, Lagoa do Parque Sólon de Lucena, Ceasa, Almeidão, Hopsital Santa Isabel e Mangabeira. A Seinfra também irá implantar 50km de rede de iluminação pública e mais 20km de rede de drenagem pluvial na cidade.

Na orla, a Seinfra irá colocar em prática o projeto de urbanização da área que prevê a construção de banheiros públicos em Tambaú, Manaíra, Bessa, Penha, Jacarapé e Seixas, a padronização de barracas e de equipamentos de higiene, posto médico, iluminação, calçadas e implantar bebedouros entre o Cabo Branco e Bessa. A Praia do Sol será urbanizada com duplicação de via de acesso, iluminação, portal de entrada e padronização de barracas.

O turismo ganhará uma central de atendimento telefônico gratuito, implantação e ampliação de sinalização turística com 200 placas e a implantação de oito terminais digitais de informações turísticas. A secretaria também intensificará a participação de João Pessoa em feiras e workshops para divulgar o destino João Pessoa.

Confira o calendário:

Quinta audiência pública – Dia 29 de maio, quarta-feira, às 15h30.

Áreas de discussão: Secretaria do Trabalho, Produção e Renda; Agência de Desenvolvimento dos Pequenos Negócios; Fundo Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP); Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes); Fundo Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente; Fundo Municipal de Assistência Social; Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM); Secretaria da Comunicação Social (Secom); Secretaria da Transparência Pública (Setransp); Fundo de Desenvolvimento do Município; e Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania.