PMJP assina Termo de Parceria do Projeto Brasil Afroempreendedor

Por - em 599

ProjetoBrasilAfroempreendedor_FotoGilbertoFirmino (90)A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Coordenadoria Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial e da Secretaria Municipal de Trabalho, Produção e Renda, promoveu, na manhã desta terça-feira (3), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB/PB), a assinatura do Termo de Parceria do Projeto Brasil Afroempreendedor.

Segundo a coordenadora de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, Socorro Pimentel, o projeto é uma oportunidade para reduzir as dificuldades de acesso e permanência no mercado de trabalho que, segundo ela, ainda existem na sociedade. “É uma luta de parcerias com o objetivo de que o empreendedor negro seja efetivado de fato dentro da sociedade. Uma parceria para que este empreendedor tenha visibilidade no mercado. É uma iniciativa muito importante da gestão do prefeito Luciano Cartaxo, que valoriza a população negra, que historicamente encontrou tantas dificuldades no mercado de trabalho”, frisou.

O secretário do Trabalho, Produção e Renda da PMJP, Diego Tavares, destacou a política afirmativa da gestão do prefeito Luciano Cartaxo, que tem como objetivo o apoio incondicional aos projetos importantes para o desenvolvimento da cidade, aumentando a geração de emprego e renda. “João Pessoa vive um momento especial. De janeiro a abril deste ano batemos um recorde na geração de emprego e renda, comparado a todos os outros anos. Isso é fruto das políticas de incentivo da gestão, que incentivam do microempreendedor às empresas. A assinatura deste termo também faz parte desta política de afirmação à população negra. São ações como estas que combatem o preconceito e geram desenvolvimento”, destacou.

Inclusão – Para o coordenador do Projeto Brasil Afroempreendedor, Adilton de Paula, o projeto é uma iniciativa que busca superar lacunas criadas pela desigualdade racial, focando no fortalecimento de empreendimentos de negros e negras em 12 estados do Brasil. “Ao fornecer as bases para a construção de uma Política Nacional de Fortalecimento do Empreendedorismo Afro-Brasileiro, o projeto Brasil Afroempreendedor pretende contribuir de forma definitiva para ampliar a inclusão das populações afro-brasileiras no processo de desenvolvimento por que passa o País”, ressaltou.

ProjetoBrasilAfroempreendedor_FotoGilbertoFirmino (85)Projeto – O projeto Brasil Afroempreendedor é uma iniciativa da sociedade civil junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com coordenação do Instituto Adolpho Bauer (IAB), de Curitiba (PR), e Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros de São Paulo (Ceabra/SP), com participação da Associação Nacional dos Coletivos de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros (Anceabra). Esta iniciativa piloto para o desenvolvimento de políticas públicas de inclusão e fortalecimento de iniciativas afroempreendedoras terá duração de um ano em 12 estados do País.

Na Paraíba, o projeto vai capacitar e formar micro e pequenos empresários e empreendedores individuais afrobrasileiros, inclusive, de comunidades negras remanescentes de quilombo. Serão contempladas 100 pessoas na Paraíba, sendo 80 em João Pessoa.

Participações – Participaram da assinatura do termo de parceria, além do secretário Diego Tavares, da coordenadora Socorro Pimentel e do coordenador do Projeto, Adilton de Paula; o diretor regional dos Correios na Paraíba, José Antonio Trajano Vasconcelos; o defensor Carlos Calixto, representante da Defensoria Pública da Paraíba; e a representante da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Vera Lúcia Ferreira Gomes.