PMJP comemora o dia do artesão e promove ações para categoria
O Dia do Artesão é comemorado nesta quarta-feira (19) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa vem promovendo ações que valorizam e estimulam a categoria, por meio do projeto ‘João Pessoa Artesã’. O programa tem como coordenadora a primeira-dama do município, Maísa Cartaxo.
Para a primeira-dama Maísa Cartaxo, o projeto resgata a identidade cultural do artista pessoense, além de contribuir para melhorar a situação econômica e social dos artesãos de João Pessoa e estimular a formação de atividade economicamente sustentável, gerando emprego e renda a partir das artes produzidas por cidadãos criativos e qualificados. “O artesanato representa nossa arte e cultura, e é preciso que esta atividade seja potencializada para ter ainda mais qualidade e garantir renda”, afirmou Maísa Cartaxo.
O Banco Cidadão oferece crédito para os artesãos de João Pessoa interessados em investir na compra de materiais, equipamentos, ferramentas e maquinário. O programa já realizou 614 empréstimos a artesãos, no valor de R$ 1.246.590. Os valores devem ser ampliados com a nova política da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) de investir nesta atividade cultural e econômica, por meio do programa João Pessoa Artesã (JPA).
Mulheres – Para a primeira-dama o programa é a oportunidade para a ampliação da geração de emprego e renda dos artesãos, sobretudo as mulheres, que são maioria. Das 614 operações de crédito do Banco Cidadão, 501 são referentes às mulheres e 113 aos homens. O valor médio de cada empréstimo foi de R$ 2.030.
As peças de artesanato estão expostas na Estação Cabo Branco – Ciências Cultura e Artes, no Altiplano, no horário das 10h às 18h e ainda no Centro da cidade, no Solar do Conselheiro, que funciona nos fins de semana.