PMJP conclui formação de educadores sócio-digitais e prepara novos cursos

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A primeira formação dos educadores sócio-digitais, que atuam nas 38 Estações Digitais mantidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), será concluída nesta sexta-feira (1°). Durante duas semanas, 60 profissionais receberam orientações sobre o uso das Tecnologias de Informação como ferramenta de inclusão social para o fortalecimento da cidadania.

Para a titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Marly Lúcio, o curso teve resultado satisfatório uma vez que os educadores puderam conhecer novas aplicações para a internet e ampliar o foco em relação ao uso da tecnologia no dia a dia dos cidadãos. “A formação é o ponto de partida para uma renovação nos cursos oferecidos pelas estações digitais, que terão como base o uso da tecnologia para fortalecer o desenvolvimento social e econômico da cidade”, disse.

Segundo o diretor de Difusão Tecnológica, Rodrigo Vieira, outros cursos devem ocorrer nos próximos meses para dar sequência à formação continuada dos educadores. Para isso, a Secitec está elaborando uma nova etapa de capacitação que contará com a realização de cursos à distância, além dos cursos presenciais já oferecidos pela pasta.

Convidados – Com duração de 36 horas, a formação contou com a colaboração de especialistas nas áreas de Internet e Mídias Sociais. Entre os palestrantes, o analista de mídias sociais, Xhico Raimerson, que foi convidado para ministrar a oficina sobre Mídias Sociais e Cidadania e falar aos educadores sobre a importância dos movimentos sociais na internet. “As mídias governamentais ganharam importância social. Os governos perceberam a importância das redes sociais na comunicação com a população. E a população percebeu a força das redes sociais”, destacou Xhico Raimerson, durante o evento.

Outro convidado foi o consultor especialista em Software Livre e Dados Abertos Governamentais da Secretaria de Transparência (Setransp), Anahuac de Paula Gil, que falou sobre a importância do Software Livre como ferramenta de navegação. “Software não pode ser uma ferramenta fechada”, garante o consultor, ao se referir as vantagens do Software Livre.

Durante a formação, os educadores também receberam material didático incluindo informações nas áreas de Educidadania, Educomunicação, Hardwares e Softwares. Parte do conteúdo repassado aos educadores foi fornecido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), e também pelos Ministérios das Comunicações e da Educação.