PMJP conhece ferramentas para implantação de gabinete digital
O secretário da Transparência Pública, Eder Dantas participa juntamente com dois membros do Departamento de Produção e Gestão da Informação – DPGI da Setransp, do 15º Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS) até o próximo sábado (10). Nesta quinta-feira, o secretário se reuniu com representantes do projeto gabinete digital do Rio Grande do Sul, para tratar da implantação de um projeto semelhante em João Pessoa.
O gabinete digital é um canal de participação e diálogo entre o governo e a sociedade e tem por objetivo incorporar novas ferramentas de participação, oferecendo diferentes oportunidades ao cidadão de influenciar a gestão pública e exercer maior controle social sobre o Estado.
Originado no governo Tarso Genro em 2011, a concepção do projeto foi acompanhada de uma ampla pesquisa que analisou exemplos de democracia digital do Brasil e do exterior e inspirou a criação de um conjunto único de mecanismos para a participação, através das tecnologias de informação.
O primeiro contato para tratar do tema começou em novembro do ano passado, quando o representante do gabinete digital do RS, Luiz Damasceno, esteve em João Pessoa para apresentar a iniciativa durante o I Fórum Municipal sobre Softwate Livre e Governo Eletrônico, promovido pela PMJP por meio das secretarias de Ciência e Tecnologia (Secitec) e Transparência Pública (Setransp).
Foi estabelecida uma parceria entre a PMJP e o governo gaúcho no sentido da troca de experiências entre os dois entes federativos no tocante às práticas de transparência na gestão pública.
O secretário Éder Dantas disse que essa parceria vai possibilitar conhecer experiências tecnológicas da informação que se trata de uma ferramenta de democracia digital. “Estamos conhecendo e construindo os caminhos de como levar para João Pessoa as novas tecnologias de participação social,” declarou, destacando que a implantação do gabinete digital estava presente no programa de governo apresentado pelo prefeito Luciano Cartaxo quando candidato a prefeito em 2012.
Fórum Internacional: Na programação do FISL15 desta quinta-feira (8), estão em pauta temas como ‘Cidades Digitais: Construção de um ecossistema de colaboração e inovação’; ‘Programa Onda Digital: difundindo o software livre’; ‘Por uma cultura de dados abertos’, entre outros.