PMJP define ações logísticas para realização do Fórum Mundial de Governança da Internet

Por - em 658

Começa oficialmente nesta terça-feira (10) o X Internet Governance Forum (IGF) – Fórum de Governança da Internet. O evento, organizado pela ONU, acontece pela primeira vez no Nordeste e vai receber mais de dois mil visitantes, entre chefes de Estado, ativistas e executivos das maiores empresas do setor. Para receber os mais de 3 mil participantes, a Prefeitura da Capital (PMJP) vem desenvolvendo e fortalecendo uma série de ações que vão garantir o melhor acolhimento para os visitantes de mais de 130 países que estão lotando os hotéis da cidade.

Foi montada uma grande estratégia de atuação, com ações nas áreas de saúde, infraestrutura, limpeza urbana, mobilidade e segurança. Para garantir um atendimento rápido e eficiente em caso de urgência, a PMJP está disponibilizando três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo duas para atuação permanente no Centro de Convenções e outra direcionada para atividades esporádicas de networking no Hotel Tambaú. Além disso, foi reservado um leito em cada um dos principais hospitais da Rede Municipal, observando as diversas especialidades. É o caso do Hospital Santa Isabel, Ortotrauma, Hospital do Valentina, Instituto Cândida Vargas, UPAs, Centro de Especialidades Odontológicas da Torre e UBS Praia.

Uma equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começou o trabalho bem antes do início do evento. Ela já vacinou mais de mil profissionais do trade turístico da Capital, que vão lidar diretamente com pessoas de mais de 130 países, alguns deles com circulação de doenças que já estão em situação de controle na saúde brasileira, como o sarampo.

Segurança – A segurança da população e dos visitantes também estará reforçada com a presença da Guarda Municipal. A Organização da Nações Unidas terá reforço na vigília ao Centro de Convenções com a disponibilização de 46 agentes. Além disso, haverá reforço na presença dos guardas na Orla e em outros pontos turísticos.

Infraestrutura e limpeza – O trabalho de infraestrutura que já se estende aos diversos bairros da Capital será reforçado nas principais vias de acesso ao evento e à pontos turísticos. Serão realizadas vistorias na iluminação e malha viária dos setores, garantindo manutenção imediata. A atenção também será potencializada nas equipes da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), que vão garantir a limpeza permanente dessas vias e disponibilizar 12 coletores para o evento, sendo dois de mil litros e dez de 240 litros.

Trânsito – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) ainda desenvolveu um plano específico de trânsito para o período do evento e vai disponibilizar agentes de mobilidade urbana para a torre de comando.

A atuação da PMJP no evento está sendo coordenada pelas secretarias municipais da Transparência e da Ciência e Tecnologia. “Este é um evento de escala mundial e que engrandece muito a cidade de João Pessoa. A Prefeitura de João Pessoa está empenhada para, junto à população, oferecer a melhor estada e uma grande experiência para todos os visitantes”, afirmou o secretário da Ciência e Tecnologia, Bival Dantas.

O evento – O Fórum Mundial é um evento multissetorial, democrático e transparente, e viabiliza debates sobre questões de políticas públicas relativas a elementos da governança da internet. O evento fornece uma plataforma facilitadora para discussões entre todos os setores do ecossistema de governança na rede, incluindo as entidades credenciadas pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI).

O tema do evento será “A Evolução da Governança da Internet: Empoderando o Desenvolvimento Sustentável” e a realização é de responsabilidade do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e do Governo da Paraíba.