PMJP divulga nome da madrinha da campanha Outubro Rosa nesta terça

Por - em 507

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde divulga nesta terça-feira (1º), o nome da madrinha da campanha Outubro Rosa deste ano. A solenidade de apresentação será às 18h, no auditório central da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Na oportunidade, estarão presentes o secretário Adalberto Fulgêncio, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Maria do Socorro Borges, a primeira dama do município, Maísa Cartaxo, e representantes de organizações não governamentais que apoiam o evento.

Já na quarta-feira (2) será lançada a programação oficial do Outubro Rosa. A solenidade será realizada durante um café da manhã para a imprensa, no Casarão 34, a partir das 8h30. O objetivo do Outubro Rosa é mostrar às mulheres e à sociedade a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo o secretário Adalberto Fulgêncio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem hoje uma oferta de aproximadamente cinco mil exames de mamografia por mês, ou cerca de 60 mil ao ano. “Essa quantidade é mais que o dobro dos exames oferecidos até o início deste ano, que era de 1,9 mil por mês. Nossa meta é ampliar o número desses procedimentos na Capital”, enfatizou.

Na programação deste mês, uma das ações de destaque da SMS será a abertura das Unidades de Saúde da Família (USFs) no próximo sábado (5), dia D da campanha, para facilitar a realização dos exames. “Realizamos um trabalho de conscientização entre a população e os profissionais da saúde para que entendam a importância do exame”, destacou a diretora de regulação do município, Carmem Mendes.

Meta – João Pessoa está hoje acima da meta em relação ao número de procedimentos realizados em mamografia. O Ministério da Saúde preconiza que 35% dos exames agendados sejam realizados, mas o município efetiva mais de 50% dos procedimentos.

A diretora regulação do município também enfatizou que a quantidade de exames realizados tende a ser ampliada, com a possibilidade de os enfermeiros requisitarem os exames. “Nosso objetivo é facilitar ainda mais o acesso da população à mamografia. Como é uma ação preventiva, que auxilia no diagnóstico médico durante uma consulta, a rede municipal vai possibilitar que, além do médico que realiza a consulta, o enfermeiro que acolheu o paciente também possa solicitar o exame”, disse.