PMJP é eleita para representar a região Nordeste no ConCidades

Por - em 266

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) foi eleita como membro titular do Conselho das Cidades (ConCidades), em plenária ocorrida durante a 5ª Conferência Nacional das Cidades, encerrada neste domingo (24). A PMJP irá representar a região Nordeste e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) – entidade com vaga garantida no ConCidades -, que tem o prefeito Luciano Cartaxo como um dos seus vice-presidentes.

O secretário Executivo do Orçamento Participativo, Hildevânio Macedo, que participou da 5ª Conferência Nacional das Cidades em representação ao prefeito Luciano Cartaxo, ascendeu à função de membro do ConCidades,  entre as três vagas que foram destinadas à região Nordeste.

A PMJP é a única prefeitura paraibana, dentro das vagas destinadas ao poder público, a se tornar membro do ConCidades. A gestão das entidades participantes terá duração de três anos (2014-2016), divididos em dois períodos. Após um ano e meio, os membros são trocados, entre titulares e suplentes. A próxima eleição será realizada na 6ª Conferência Nacional das Cidades.

De acordo com Hildevânio Macedo, a escolha representa o reconhecimento dos demais representantes da FNP e dos estados nordestinos ao desenvolvimento das políticas públicas defendidas pelo Ministério das Cidades – habitação, saneamento, transportes (mobilidade urbana) e trânsito, pela prefeitura da Capital paraibana.

“É uma grande responsabilidade para o governo municipal representar o Nordeste a altura do que a região merece e precisa, por meio da articulação para que as políticas públicas que foram implantadas há 10 anos, desde a criação do pelo Ministério das Cidades, sejam fortalecidas, ampliadas e que cheguem até os municípios”, comentou o secretário.

Sobre o ConCidades – O Conselho das Cidades é um órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva, integrante da estrutura do Ministério das Cidades. Criado em 2004, o objetivo do ConCidades é intensificar a participação da sociedade brasileira na consolidação das políticas públicas, com a finalidade de estudar e propor diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e também acompanhar a sua execução.