PMJP e Forum do Audiovisual lançam programação da I Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), e o Forum Setorial do Audiovisual Paraibano lançaram, nesta quarta-feira (10), no Hotel Globo, a I Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez – com filmes de curta e longa-metragem produzidos com recursos do Edital Walfredo Rodriguez –, que será realizada no período de 09 a 11 de novembro no Centro Histórico da Capital.
Durante os três dias serão exibidos alguns filmes produzidos no Estado com financiamento do Edital Walfredo Rodriguez, a exemplo do longa-metragem “Rebento”, de André Morais, que participou de festivais pelo Brasil, como a Mostra de Tiradentes (MG).
De acordo com Paulo Roberto, diretor de cinema e curador da I Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez, o objetivo do evento é levar à população o resultado dos investimentos feitos na área audiovisual, fazendo com as pessoas possam assistir aos filmes, e contribuir para o desenvolvimento da classe audiovisual no Estado.
“Pensamos também que essa era uma oportunidade para desenvolver a classe audiovisual local. Então criamos workshops, laboratórios e debates. Teremos, por exemplo, um laboratório de roteiros e mercado voltado para desenvolvimento de projetos que estejam à mesma altura de projetos feitos em outros estados e que possam concorrer em vários editais”, disse o curador da Mostra.
O secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura de João Pessoa, Hildevânio Macedo, que representou o prefeito Luciano Cartaxo na solenidade, disse que “a sensibilidade demonstrada pelo prefeito Luciano Cartaxo, com a revitalização do Centro Histórico, é uma forma de valorizar esses espaços urbanos, de fazer a memória da cidade e fazer esse encontro do passado com o presente. A Mostra também é uma demonstração disso, pois Walfredo foi um pioneiro na indústria cinematográfica do Estado da Paraíba, e essa é uma demonstração desse investimento ao longo do seis anos da gestão, com mais de 30 filmes produzidos na cidade, valorizando e difundindo a produção local e projetando a cidade para o Brasil e para o mundo”.
Já o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, disse que quando o prefeito Luciano Cartaxo assumiu, os investimentos na área audiovisual em João Pessoa eram muito baixos, mas que atual gestão enxergou nesse segmento um grande potencial e tem investido grande volume de recursos na área.
“Em 2014, fizemos uma parceria com a Ancine, na qual os valores aportados pela Prefeitura de João Pessoa seriam multiplicados por três pela Agência. Desde então a gente vem investindo anualmente R$ 3.650.000,00. Somando desde 2013, são mais de R$ 8 milhões investidos, patrocinando 32 filmes entre curtas e longas-metragens e telefilmes, pois acreditamos que o audiovisual representa nossas raízes, a nossa cultura. Alguns desses filmes participam de festivais no Brasil e no exterior”, afirmou Maurício Burity.
A I Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez terá uma programação diversificada, com exibição de filmes no Largo de São Francisco e na Usina Cultural Energisa, sempre das 19h às 21h. Já as atividades – mesas sobre roteiro e distribuição, laboratório de desenvolvimento, workshops e debates – ocorrerão pela manhã e à tarde no Centro Cultural Parque Casa da Pólvora e no Hotel Globo, com profissionais de renome nacional e internacional.
Inscrições – As inscrições para o Laboratório de Roteiros e Mercado já estão abertas e podem ser feitas exclusivamente pela internet no endereço https://midi.as/WRLAB2018 até o dia 26 de outubro. Para as oficinas e palestras, não é necessário fazer inscrição.
Programação
Dia 9 – sexta-feira
19h
Local – Largo de São Francisco
Exibição do curta-metragem “Crua” e do longa “Rebento”
Dia 10 – sábado
9h
Mesa sobre roteiro
Local: Hotel Globo
14h
W.R_LAB
Local: Sede da Casa da Pólvora
Workshop Captação de Recursos
19h
Local: Usina Cultural Energisa
Exibição do longa-metragem “Sol Alegria”
Dia 11 – domingo
9h
Local: Hotel Globo
Mesa sobre Distribuição
14h
Local: Sede da Casa da Pólvora
W.R_LAB
Workshop sobre Curadoria
19h
Local: Largo de São Francisco
Exibição do longa-metragem “Ambiente Familiar”