PMJP e Governo Federal vão construir área de comércio para agricultores
O diretor nacional da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT-MDA), Manoel Vital de Carvalho Filho, visita nesta quinta-feira (1°), às 14h, a área onde será construída a primeira Central de Comercialização de Agricultores da Zona da Mata, obra que será executada pela Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Governo Federal. A Central vai funcionar Avenida Hilton Souto Maior Souto Maior, bairro do José Américo, nas proximidades do Depósito Judiciário.
Segundo o secretário-adjunto da Sedurb, Hildevânio Macêdo, a obra está prevista para começar no início do próximo ano. O projeto já foi enviado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e aprovado. Agora estamos esperando os trâmites legais das documentações, liberação das verbas e, logo em seguida, iniciaremos as obras, explicou. A Central de Comercialização de Agricultores da Zona da Mata será viabilizada através de uma parceria, onde a PMJP doou o terreno de um hectare e meio. Somente a primeira fase de construção está orçada em R$ 1,5 milhão.
A criação da nova Central de Comercialização de Agricultores da Zona da Mata beneficiará centenas de agricultores da Paraíba. O prédio oferecerá toda estrutura necessária para comercialização e armazenamento dos produtos, como cereais, frutas, verduras e legumes. O espaço também terá um local reservado para carga e descarga da demanda, além de uma feira livre, praça da alimentação, área de serviços gerais, agência bancária, entre outros.
O maior problema da agricultura nas regiões da Zona da Mata na Paraíba é o escoamento da produção. Com essa iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, a economia agrária do Estado vai dar um salto significativo e os impactos positivos serão percebidos rapidamente, afirmou Hildevânio.