PMJP e MPT convocam população para combater e denunciar exploração sexual infantil

Por - em 564

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançaram, na manhã desta quinta-feira (16), a campanha contra a exploração sexual infantil e tráfico de crianças e adolescentes. A parceria pretende evidenciar o problema e garantir o envolvimento da população sobre a questão. A abertura do projeto aconteceu durante solenidade no Hotel Verde Green, com a presença do prefeito Luciano Cartaxo e do procurador Regional do Trabalho, Eduardo Varandas.

O prefeito Luciano Cartaxo destacou a necessidade de fazer um alerta à sociedade. “A campanha só será vitoriosa se houver a participação e a adesão de todos. A PMJP e o MPT estão juntos para buscar o envolvimento de todos os segmentos organizados”, destacou. De acordo com ele, a Prefeitura participa efetivamente na produção de todo o material de campanha, na fiscalização e também no alerta junto à rede hoteleira.

Para a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Marta Moura, a campanha também é um passo importante para dar início a novas políticas públicas voltadas para a questão. “Esse universo cultural, de pais, tios, vizinhos ou até desconhecidos acharem que podem cometer abusos sexuais, precisa mudar”, afirmou.

O procurador Regional do Trabalho, Eduardo Varandas, falou sobre a esperança de que a mensagem chegue até o coração de todos. “Juntos, nós da PMJP e do MPT assumimos o compromisso de defender essas crianças e jovens para que a sociedade saiba que não é uma espectadora, mas que se sinta como parte importante para evitar este mal. O Estatuto da Criança e do Adolescente precisa ser vivido todos os dias”, defendeu.

Também estiveram presentes no evento a primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, o secretário municipal da Comunicação Social, Marcus Alves, e o secretário adjunto do Turismo, Leonard Jhonson. Ainda prestigiaram o lançamento da campanha os vereadores Bira Pereira, Eduardo Fuba, Dinho, Marcos Vinícius, Djanilson Fonseca e Bosquinho, além do deputado estadual João Gonçalves.

A campanha – Na oportunidade, os idealizadores do projeto apresentaram o material elaborado para a campanha. Além de um comercial de TV, foram elaborados panfletos educativos para serem distribuídos junto à população. O conceito utilizado envolve fábulas infantis para chamar a atenção para um problema que muitas vezes é desconhecido ou ignorado.

A campanha tem como objetivo principal a conscientização da população no que se refere ao combate às práticas abusivas. Outro destaque é a promoção e divulgação do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Denúncias – No Brasil, o “Disque100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100.