PMJP efetiva ações com novos projetos e produtos turísticos

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A Prefeitura de João Pessoa encerra o ano de 2007 com a aprovação de projetos junto ao Ministério do Turismo, criação de novos produtos turísticos e ações parceiras com o Governo Federal, iniciativas gerenciadas pela Secretaria Executiva de Turismo (Setur). As mudanças na estruturação da Secretaria e o planejamento das atividades turísticas da Capital são os destaques do ano, segundo o secretário municipal Elzário Junior.

Uma das principais ações da Setur foi a consolidação do turismo rural com base na agricultura familiar, projeto que vem sendo desenvolvido no Vale do Gramame, zona rural da João Pessoa. Nessa área, foram implantadas oito placas de sinalização para que os visitantes possam se localizar.

Gramame e Picãozinho – A realização de caminhadas ecológicas, passeios com servidores municipais e integrantes da maçonaria deram boa visibilidade àquela região. Os moradores participam de ações para estruturar o receptivo local junto com o trabalho da comunidade, transformando o Vale do Gramame em destino turístico.

Na ação de ordenamento de Picãozinho, barqueiros e comunidade receberam informações e treinamento sobre o uso sustentável do espaço, para minimizar a degradação do meio ambiente.

Hospedagem – A Setur também trabalhou na fiscalização de meios de hospedagem, transportes turísticos e agências de receptivo, com a intenção de alertá-los sobre a importância da presença de um guia de turismo para melhorar os serviços prestados.

E foi através do projeto Hospedagem Alternativa que a Setur cadastrou 20 residências, e atualmente dez delas estão participando do programa ‘Bed and Breakfast’ (‘Cama e Café’) Brasil, disponibilizando aos visitantes quartos a preços mais acessíveis.

Com o projeto Cidadão Turista, a Secretaria esteve presente em comunidades com o intuito de despertar o interesse e mostrar a importância da atividade turística para o desenvolvimento desses locais.

Escola – Mas sem dúvida, o que mais se comemorou, segundo Elzário Junior, foi a aprovação de projetos do órgão junto ao Ministério do Turismo. “A Escola de Gastronomia vai funcionar a partir de 2008, por meio de uma parceria entre a Agência Internacional de Cooperação Espanhola, a Prefeitura de João Pessoa (por meio da Setur) e a Comissão Permanente de Desenvolvimento do Centro Histórico (CPMT)”, disse. O imóvel onde funcionará o estabelecimento está localizado na rua Rosário Di Lorenzo, 30, no bairro do Varadouro.

Sinalização turística – Outro projeto elaborado pela Setur mais a Comissão Permanente de Desenvolvimento do Centro Histórico aprovado pelo Ministério do Turismo foi o de Sinalização Turística para Pedestres. Os recursos destinados ao projeto serão liberados pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Cerca de R$ 129 mil virão do Ministério do Turismo e a contrapartida da PMJP será de aproximadamente R$ 7,5 mil. A iniciativa contempla a colocação de 162 placas no Centro Histórico da Capital, divididas em três tipos: monumento externo, monumento interno e roteiros. Serão sinalizados 35 monumentos com informações sobre data de fundação, tipo de arquitetura e um breve relato acerca da importância de cada um para a cidade.

Foi realizada também uma pesquisa de Demanda e Fluxo Turístico, num dos principais acessos à Capital paraibana, a BR-101. A primeira etapa ocorreu antes da duplicação da rodovia e quando o levantamento for finalizado permitirá uma análise quantitativa e qualitativa do turismo na cidade de João Pessoa, antes e depois da obra. A próxima etapa, que acontece em outras quatro fases, será efetuada após o término da duplicação.

Divulgação – As ações de marketing incluíram a criação de um novo mapa cartográfico destinado aos turistas que chegam a João Pessoa. Os visitantes agora dispõem de um instrumento completo e bem acabado para auxiliar em passeios pela cidade. A divulgação da Capital foi feita nas principais feiras nacionais e internacionais, quase sempre em parceria com a estatal paraibana do setor, a PBTUR. O ‘Road Show Nordeste’, realizado nas cidades de Fortaleza (CE), Natal (RN), Salvador (BA), Aracaju (SE) e Maceió (AL), ajudou no fortalecimento do turismo regional.

O trabalho de divulgação do potencial turístico de João Pessoa e região teve continuidade em 2007. Veículos como as revistas ‘Próxima Viagem’, ‘Viaje Mais’, a Rede Minas de Televisão e o jornais ‘Diário do Grande ABC’ (SP) e ‘Jornal do Commercio’ (PE) estiveram na cidade a convite da Setur e com o apoio de entidades do setor como a ABIH-PB e a Abrasel. Além dos que atenderam ao convite da PMJP, mais de 150 veículos nacionais e internacionais (jornais, revistas e sites) divulgaram matérias sobre João Pessoa, enviadas pela Diretoria de Divulgação e Marketing da Setur.