PMJP eleva autoestima dos beneficiados pelo ‘Minha Casa, Minha Vida’

Por - em 911

11-09-13-Entrega casas Vale das Palmeiras_foto_Alessandro-Potter_012A política habitacional da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem provocado mudança de hábito e melhorado a autoestima da população beneficiada com os imóveis do programa “Minha Casa Minha Vida”.  Isso é visível, principalmente, nos habitantes dos residenciais Anayde Beiriz e Irmã Dulce. E quem confere essas mudanças é a equipe social da Secretaria de Habitação (Semhab), que realiza um trabalho de acompanhamento antes, durante e depois da entrega da moradia.

As mudanças passam tanto por um acompanhamento prévio na seleção dos imóveis como na assistência às famílias, através da realização de campanhas com orientação na questão da violência contra a mulher, dicas para conservação do imóvel, palestras sobre prevenção às drogas, gravidez prematura, doenças sexualmente transmissíveis, prevenção e combate a incêndios e acidentes, educação no trânsito e racionamento de água, energia e outras taxas.

O Trabalho Técnico Social (TTS) abrange as famílias. “E de fundamental importância porque tem a preocupação de fazer com que essas famílias possam compreender o que significa viver nessa nova condição, dentro de um processo participativo e organizado”, afirmou Socorro Gadelha, secretária de Habitação Social.

Maior desafio – Como tudo que é novo é desafiante, a equipe do TTS destaca a mobilização das famílias como o maior desafio no processo de reunir e debater, coletivamente, as ações propostas no projeto que promovam autonomia para a comunidade beneficiada.

O desenvolvimento das famílias no processo contemplam atividades voltadas para áreas de organização e desenvolvimento comunitário, educação ambiental e patrimonial, geração de trabalho e renda e gestão condominial, que tem como premissa fundamental inserir a abordagem social nas articulações entre moradores e instituições envolvidas a exemplo das secretarias municipais que viabilizam o acesso e a garantia aos serviços essenciais como Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Infraestrutura e outras.

Mercado de trabalho – O Governo Municipal já encaminhou 49 pessoas dos residenciais Anayde Beiriz e Irmã Dulce para o mercado de trabalho, através da realização de oito cursos profissionalizantes disponibilizados na comunidade na área de Informática, Assistente Administrativo, Panificação, Eletricista, Corte e Costura, Corte e Escova, Doces e Salgados e Confeitaria.11-09-13-Entrega casas Vale das Palmeiras_foto_Alessandro-Potter_011_edit

Os cursos foram realizados através de parcerias entre a Semhab, Caixa Econômica Federal (CEF), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), beneficiando vários moradores que posteriormente foram encaminhados ao mercado de trabalho.

Entre os cursos profissionalizantes, o que concentrou maior quantidade de alunos foi o de Doces e Salgados, que formou 20 pessoas e 16 na área de Confeitaria, ambos no Residencial Irmã Dulce. No Residencial Anayde Beiriz foram 13 pessoas área de Corte e Escova.

Para a confeiteira Iradi de Lima, o curso tem um significado a mais já que, com o diploma, pretende fazer carreira profissional. “Realizei um sonho sem gastar nada e com profissionais de primeira linha”, disse Iradi lembrando que já comprou a batedeira profissional para iniciar os trabalhos.

A equipe do TTS informou também que todos os alunos formados pelo Senai já são automaticamente encaminhados ao mercado de trabalho e passam a fazer parte do banco de dados do órgão, onde às empresas vão consultar.

Mudança de comportamento – Nos empreendimentos do programa “Minha Casa. Minha Vida” várias campanhas e palestras educativas são realizadas visando mudanças de comportamento. Com abordagem em diferentes eixos e envolvimento de várias Secretarias – Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Meio Ambiente (Semam), Empreender-JP, Sine-JP, Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e outras – cada uma com informação pertinente a sua área, passam orientações que vão ajudar a mudar sua realidade como educação patrimonial, educação em saúde, educação ambiental, gestão condominial etc.

A Emlur, por exemplo, tem contribuído com apresentações de teatro onde os atores passam mensagem sobre o melhor acondicionamento do lixo, a importância da coleta seletiva e distribui panfletos educativos; a SEPPM também usa o teatro para passar mensagem de não violência contra a mulher e realiza palestras com a mesma abordagem.

Os moradores dos residenciais também recebem orientações de educação no trânsito, através da Semob; a Semam faz campanha com o objetivo de mostrar os prejuízos causados pelo uso abusivo de som e apresenta dicas e regras para conscientização e, a Secretaria de Saúde também faz campanha educativa para esclarecer a população sobre DSTs/Aids e outros temas.

No Residencial Irmã Dulce a Secretaria de Política Pública para as Mulheres também realizou palestra de prevenção às drogas destinada a jovens e adultos entre 15 e 30 anos. Após a palestra, todos foram interagir em uma roda de capoeira que constava na programação.

A Semhab também realizou junto ao Corpo de Bombeiros palestras sobre prevenção e combate a incêndios e acidentes, e desenvolveu campanhas dando dicas de conservação do imóvel bem como ensinou como planejar o orçamento, como racionar água, energia e outras taxas. Para campanhas e palestras a equipe e as Secretarias parceiras usam teatro, vídeos, distribuição de panfletos e mantém um plantão para tirar dúvidas da comunidade.

Escolha do síndico – Um dos eixos temáticos trabalhados pelo TTS é a gestão condominial, onde são realizadas mensalmente reuniões para capacitar os síndicos eleitos, os conselheiros e representantes de bloco. O objetivo dessas reuniões é fortalecer a organização comunitária e a gestão condominial.

Só podem se candidatar o proprietário do imóvel ou o cônjuge. Os interessados se candidatam ao cargo e são votados. A gestão é de dois anos e as reuniões são mensais, seguindo um cronograma de atividades.

Para Adson de França Lima, síndico do Residencial Irmã Dulce B, quadra 63, bloco 26, a experiência está sendo um desafio. “Sou porteiro em um prédio e as idéias boas que vejo lá apresento à população de onde sou síndico, para discussão”, comentou. Ele é síndico há cinco meses e informou que após o curso sobre direitos, deveres e normas condominial está sabendo como proceder diante de situações inesperadas e tem recebido a aprovação dos moradores.

Plantão social – A equipe técnica social da Semhab realiza plantões nos residenciais em parceria com as construtoras. O objetivo é dar suporte aos moradores que desejam notificar problemas estruturais e de reparos dos apartamentos. As ocorrências são muito variadas e as mais frequêntes envolvem problemas com infiltração e vazamentos, sendo este, muitas vezes, devido ao mau uso dos equipamentos.

Os plantões acontecem de segunda a sexta, durante horário comercial. As construtoras contam com encanadores, pedreiros e eletricistas para atender a população desses residenciais.