PMJP entrega 135 notebooks para professores da rede municipal
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PJMP) através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) realiza nesta terça-feira (23), às 10h, a entrega de 135 notebooks (computadores pessoais) aos educadores do quadro efetivo da rede municipal de ensino. A solenidade acontece na Escola Municipal Luiz Augusto Crispim, localizada no Bairro dos Ipês. A ação faz parte do Projeto Professor Plugado. Na oportunidade também vai ser anunciada a ampliação do Projeto Robótica Pedagógica.
Com a entrega de 135 notebooks serão contemplados professores, especialistas e gestores que concluíram o curso de Introdução à Educação Digital oferecido pelo ProInfo/MEC em parceria com o NTE Municipal de João Pessoa, coordenado pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sedec, no final de 2009. Para o ano de 2010, a meta do projeto Professor Plugado é que todos os docentes efetivos sejam contemplados com computadores pessoais, desde que demonstrem assiduidade e consigam atingir os objetivos ao final do curso ProInfo.
O Projeto Professor Plugado tem como foco a capacitação dos educadores nas tecnologias usadas para auxiliar na melhoria da qualidade do ensino e na inclusão digital. Professores, especialistas e gestores efetivos, em atividade pedagógica, da rede municipal de João Pessoa, podem participar das atividades e adquirir computadores pessoais, para uso individual, tornando-se agentes no processo de inclusão digital e social dos alunos matriculados na rede de ensino, assim como participantes ativos e beneficiados no processo de inclusão digital.
Robótica Pedagógica Com o anúncio da ampliação do Projeto Robótica Pedagógica serão entregues às escolas 607 kits compostos de peças, parafusos, pilhas e carregadores, materiais imprescindíveis para a confecção dos robôs. Nesta iniciativa serão contempladas mais 50 escolas da rede municipal, além do Laboratório de Educação Tecnológica localizado na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes.
O projeto Robótica Pedagógica não possibilita apenas a construção de protótipos, ele permite que estes sejam instrumentos de crescimento cognitivo e interação interdisciplinar, estimulando o estudo das ciências e ampliando a percepção para a utilização da inteligência artificial.