PMJP entrega casas adaptadas para pessoas com deficiência e garante acessibilidade e inclusão

Por - em 1070

A Prefeitura Municipal de João Pessoa semhab_residencia_inclusiva_foto_gilbertofirmino_28(PMJP) entregou 24 moradias adaptadas para pessoas com deficiência. A ação faz parte da política habitacional do governo, que já entregou este ano 1.738 unidades habitacionais na cidade, abriu licitação para mais 400 e assinou ordem de serviço para aproximadamente cinco mil residências em três áreas da cidade. As unidades adaptadas irão beneficiar cerca de 120 pessoas e estão localizadas na Ilha do Bispo, na Capital.

O prefeito Luciano Cartaxo destacou que as moradias com acessibilidade para pessoas com algum grau de deficiência são uma preocupação do Governo Municipal. “Esta ação vai proporcionar qualidade de vida, cidadania e inclusão para a população de João Pessoa. Estamos trabalhando muito para atender as necessidades de quem mais precisa”, afirmou.

As unidades habitacionais foram construídas com recursos do município e do Governo Federal, em um investimento de R$ 31 mil para cada moradia. As casas são adaptadas com portas largas, rampas e barras de apoio para facilitar a acessibilidade. Além disso, contam com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

O vice-prefeito Nonato Bandeira, que, também é coordenador do Programa de Inclusão e Cidadania para Pessoas com Deficiência, garante que a política habitacional da PMJP é uma ação contínua e integrada que envolve diversas Secretarias. “Por determinação do prefeito Luciano Cartaxo estamos planejando e executando ações para melhorar a qualidade de vida dos deficientes, que estão sendo contemplados com a acessibilidade de uma parcela das casas construídas pela Prefeitura”, ressaltou.

Já a secretária de Habitação, Socorro Gadelha, afirmou que as casas possuem todas as adaptações necessárias para cada tipo de deficiência. “Essas pessoas agora residem em moradias adaptadas e podem ter uma vida mais confortável e com qualidade”, disse, revelando que “a infraestrutura para os outros blocos do conjunto habitacional está sendo elaborada e planejada pela PMJP”, completou.semhab_residencia_inclusiva_foto_gilbertofirmino_34

Plano de Habitação – Mil setecentas e trinta e oito famílias já foram beneficiadas em 2013 com a entrega da casa própria. As 576 que hoje moram no Residencial Jardim Veneza receberam suas unidades em um evento que contou com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff. Na Comunidade Chatuba, no Bairro São José, foram entregues 156 unidades. Outras 13 na Comunidade Alvorada, no Alto do Céu, 45 na Comunidade do Gadanho, através do Programa de Subsídio Habitacional de Interesse Social (PSH), 28 na Comunidade Riachinho e 64 na Comunidade Taipa/Nova Vida.

No Vale das Palmeiras, no Cristo Redentor, foram entregues 856 novas unidades habitacionais. Apenas nestas unidades o investimento foi de R$ 34 milhões, adquiridos por meio de parceria com o Governo Federal.

Para a Comunidade Saturnino de Brito foi assinada a licitação para 400 unidades habitacionais. Já foi dada a ordem de serviço para 2.016 unidades que serão construídas em Gramame, mais 2.016 no Colinas do Sul e 384 no Residencial Vista Verde, localizado entre os bairros do Jardim Veneza e das Indústrias.