PMJP entrega equipamentos para sinalizar área de embarque em Picãozinho

Por - em 981

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), entrega à Associação dos Proprietários de Embarcações Turísticas do Estado da Paraíba (Apetep) material de salvatagem para ser instalado na área de embarque e desembarque para as piscinas naturais de Picãozinho. A entrega acontece neste domingo (16), na área ao lado do Hotel Tambaú, às 8h30m.

O equipamento vai auxiliar na fiscalização e ordenamento do tráfego aquaviário na área, por parte da Capitania dos Portos, e atende a Lei nº. 7.661, que institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC).

Estarão presentes representantes do trade turístico, da Apetep e da Capitania dos Portos, além dos secretários titular e adjunto de Turismo, Roberto Brunett e Roberto Aquino, respectivamente, e de outras secretarias envolvidas.

O material é composto por 200 metros de corda, 10 âncoras, do tipo poita e 10 boias de arinque. O equipamento de sinalização e salvatagem será usado na área à beira mar e tem por objetivo sinalizar, delimitar e normatizar a área de embarque e desembarque dos passeios náuticos, na praia de Tambaú. Além disso, também é uma forma de garantir a segurança dos banhistas durante a navegação, já que a área de permanência de banhistas e de embarcações vai ser sinalizada. A delimitação da área de embarque e desembarque é uma norma a ser seguida para garantir a segurança e a preservação do ambiente recifal do Picãozinho neste verão.

Parceria – Segundo Brunett, além, do equipamento de salvatagem que vai ser instalado no mar, a Setur confeccionou, em parceira com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), placas de sinalização para serem colocadas na areia onde acontece o embarque e desembarque dos barcos para Picãozinho e também na Avenida Almirante Tamandaré, indicando a localização do ponto turístico.

“Essas placas deixam o turista mais seguro. Vamos ainda combater a venda ilegal de passeios, por meio de empresas que não garantem a segurança dos visitantes”, disse. Ainda segundo Brunett, a Setur deve instalar um ponto de apoio para venda, informações e promoção de passeios até os recifes, com o objetivo de melhorar o serviço de atendimento ao turista.

Atrativo turístico – Pela beleza, Picãozinho é um dos pontos mais visitados de João Pessoa. Chega a receber, segundo a Capitania dos Portos, até 800 pessoas por dia, durante a alta estação. Mas o grande número de visitantes pode provocar danos irreversíveis ao meio ambiente, com a degradação do bioma marinho, e também oferecer riscos aos banhistas, devido ao grande número de embarcações.

O limite estabelecido pelo órgão é de 250 pessoas. Nesse caso, a fiscalização do local, entrada, saída e permanência de embarcações e banhistas deve ser feita pela Capitania dos Portos. De acordo com Roberto Aquino, secretário adjunto de Turismo, a sinalização vai permitir que aconteça essa fiscalização. “Foi uma exigência da Capitania dos Portos. A delimitação da área de embarque e desembarque facilita o ordenamento do tráfego aquaviário e oferece mais segurança ao banhista”, disse.