PMJP entrega ferramentas de trabalho para moradores do ‘Minha Casa, Minha Vida’
“A realização de um sonho”. Foi com esta frase que uma das beneficiárias do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ definiu o evento que ocorreu na tarde desta quarta-feira (25) no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O local foi palco para a entrega de kits dotados de ferramentas de trabalho para 113 moradores de empreendimentos do programa habitacional na Capital.
A entrega foi realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Habitação Social (Semhab). Segundo a secretária Socorro Gadelha, as atividades têm o intuito de estimular a sustentabilidade. “O programa habitacional não só visa ofertar a casa de pedra e cal, vai muito além disso. Ele promove a geração de emprego e renda, que envolve cursos de capacitação para os beneficiários com o objetivo deles abrirem seus próprios negócios”, ressaltou.
Na ocasião, o prefeito Luciano Cartaxo foi representado pelo secretário chefe de Gabinete, Zennedy Bezerra, que destacou a política de habitação da PMJP e o cuidado das pessoas da cidade, principalmente aquelas que mais precisam. “Em apenas oito meses de governo, já entregamos mais de 1.700 residências. Mas o mais importante do que entregar essas residências, é dar melhores condições aos beneficiários. O governo do prefeito Luciano Cartaxo tem a preocupação com a qualidade de vida e o cuidado com as pessoas”, afirmou.
Após fazer os cursos de corte e escova e auxiliar administrativo, Deniedyja Richelle agora sonha em montar seu próprio salão de beleza. “Os cursos me ajudaram a aperfeiçoar meu trabalho e, com isso, pretendo abrir meu próprio negócio. Foi a realização de um sonho”, disse.
Cursos – Os cursos, com carga horária entre 40 e 60 horas, formaram 20 pessoas na turma de ‘Doces e Salgados’, 16 na de ‘Confeitaria’, 17 na de ‘Operador de Microcomputador’; 11 na de ‘Auxiliar Administrativo’; seis na de ‘Panificação’, nove na de ‘Corte e Costura’; nove na de ‘Eletricista Predial’ e 13 na de ‘Corte e Escova’. Os cursos, orientados pelo Trabalho Técnico Social (TTS) da Semhab, objetivam promover a mobilização e organização comunitária, educação patrimonial e ambiental, gestão condominial e geração de trabalho e renda.
Presenças – A solenidade contou ainda com as presenças do gerente de Educação do Senai, Niston Moraes Tavares de Melo; da administradora especialista e professora do Senac, Maria de Lourdes Costa Portela; e da coordenadora do Sine-JP, Ludmila Carvalho.