PMJP entrega nova sede da Unidade de Saúde da Família no Cuiá

Por - em 755

Nesta segunda-feira (12), a comunidade do Cuiá, em João Pessoa, ganhou uma nova sede da Unidade de Saúde da Família. O serviço de atenção básica à saúde tem estrutura para abrigar duas equipes, oferece mais acessibilidade e conforto para a população e vai beneficiar aproximadamente 1.315 famílias. A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) investiu R$ 828 mil na obra, que fica localizada na Rua Adalgisa Carneiro Cavalcanti.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Luciano Agra se disse feliz por inaugurar mais um projeto na área se saúde. “Temos avançado a cada dia. É por isso que os índices mostram João Pessoa como sendo uma das melhores capitais do Nordeste no atendimento em saúde pública”, afirmou. Ele agradeceu o empenho de todos os servidores envolvidos no projeto. “Com o comprometimento das pessoas, o serviço flui melhor”, acrescentou.

A secretária municipal de Saúde, Roseana Meira, destacou que o novo prédio dará melhores condições de trabalho às equipes e também mais conforto aos usuários. “Nossa gestão tem trabalhado não só pela atenção básica à saúde, mas também pela humanização dos serviços. Quanto mais qualidade, melhor o serviço prestado”, disse.

Para a professora Maria de Fátima, moradora do bairro, a inauguração da nova USF é uma conquista muito importante. “Nossa comunidade é nova e ainda muito carente. Esse local é nosso e precisamos cuidar dele. Agradeço em nome de todos por esse presente da prefeitura”, falou.

Estrutura e Serviços – A nova sede tem espaço para o funcionamento de duas equipes de saúde da família integradas. Uma delas já está em funcionamento; a outra deverá ser contratada no próximo ano, considerando o aumento populacional desta região da cidade.

O prédio conta com consultórios médicos e odontológicos, salas para exames, enfermaria, salas de imunização, central de material estéril, sala para armazenamento de medicamentos, banheiros e auditório para reuniões com a comunidade e atendimento humanizado.

A população terá acesso a serviços de consulta médica e odontológica, exames de citologia oncótica, nebulização e vacinação, além de atividades coletivas de educação em saúde, de promoção e prevenção da saúde, programação de visitas domiciliares e marcação de consultas e exames online.

Aproximadamente 1.315 famílias serão beneficiadas, uma média de 4.540 pessoas. A previsão é que sejam realizados 800 atendimentos por mês.

Projetos – De acordo com o prefeito Luciano Agra, outras USFs devem ser inauguradas ainda este ano, encerrando sua política de priorização da saúde do cidadão, começando pela atenção básica e seguindo para os equipamentos de maior complexidade, como a unidade prontoatendimento de Manaíra e os hospitais, que têm recebido obras de reforma e ampliação, além de novos equipamentos.