PMJP faz balanço da divulgação de JP em feiras da Holanda e Portugal

Por - em 485

João Pessoa esteve presente este mês de janeiro na feira Vakantiebeurs, em Utrecht, na Holanda, e na 20ª Bolsa de Turismo de Lisboa 2008. O secretário-executivo de Turismo (Setur) do município, Elzário Junior, representou a Capital e avalia a participação da Capital como “bastante positiva, pois a 20ª BTL 2008 respondeu a nossas expectativas e coincide com um ano positivo para o turismo na nossa cidade”.

Ele disse que a versão 2008 da feira portuguesa estava mais atrativa para os visitantes, com prêmios e passatempos, inúmeras atividades informativas e culturais durante todos os dias da programação.

Na 20ª BTL 2008, o Brasil teve uma delegação de 48 co-expositores e durante cinco dias de evento ocupou o maior estande da feira, com 567 metros quadrados, oferecendo diversas opções de atratividade aos visitantes, a maioria portugueses, com foco especial em cultura e lazer, conforme diretrizes do Plano Aquarela do Governo Federal, voltado para esse público. A delegação brasileira aproveitou também a ocasião da comemoração dos 200 anos da chegada da família real portuguesa no Brasil, para colocar os destinos presentes mais em evidência.

“Acredito que 2008 promete ser um ano movimentado para a cidade de João Pessoa em relação aos mercados português e holandês, pois começamos nossas ações com uma bela participação também na Vakantiebeurs, na cidade de Utretch, pela primeira vez expondo e apresentando o município como destino turístico competitivo, juntamente com a cidade do Conde com sua potencialidade e proximidade da Capital paraibana”, comentou o titular da Setur.

Campanha – Na ocasião, a presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Jeanine Pires, confirmou que foi fechado um convênio no valor de R$ 3,9 milhões para campanhas de mídia dos estados do Nordeste do Brasil em Portugal, pois o fluxo internacional de portugueses para o Brasil representa 17% do mercado europeu. A Paraíba tem potencialidade nos cinco segmentos trabalhados pela Embratur, que são: sol e praia, ecoturismo, cultura, esportes e negócios, eventos e incentivos.

O secretário de Turismo comentou que cidade de João Pessoa conseguiu nos últimos anos, junto ao Ministério do Turismo, investimentos que ultrapassaram R$ 12 milhões para as mais diversas ações de infra-estrutura, capacitação e eventos culturais e esportivos.

Durante a participação na feira Vakantiebeurs 2008, João Pessoa dividiu seu espaço com a cidade do Conde, em área estrategicamente localizada no estande do Brasil, numa parceria com a Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (FBC&VB). Juntos produziram a noite brasileira de abertura feira, que teve a participação de autoridades, operadores e agentes de viagens, imprensa local e empresários. O estande da Paraíba recebeu a visita de vários agentes de viagens, como Best Travel, Planeta Real, Transfer 2000 e Mude Travel Group.