PMJP faz evento para debater ações de cidadania e segurança para população LGBT
A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT, da Prefeitura de João Pessoa, realiza na próxima quarta-feira (18) um evento para debater cidadania e segurança da população LBGT. O evento acontecerá das 8h às 18h, no auditório da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), no Centro da Capital.
O encontro começará às 8h, com uma oficina de qualificação das notificações das vítimas de violência no município para os profissionais da rede de saúde, educação e desenvolvimento social. O objetivo é que esses profissionais aprendam a notificar os casos e que possam acolher essas vítimas, que em sua maioria são idosos, mulheres, população LGBT e crianças. Essa oficina terá como palestrantes a coordenadora da vigilância epidemiológica do município, o diretor do Instituto Cândida Vargas e a coordenadoria de cidadania LGBT.
“Sabemos da importância desse evento para a população de travestis e transexuais de João Pessoa, pois temos muito o que conquistar em relação a garantia de direitos a essas pessoas, principalmente no que tange a inserção nos programas sociais, bem como a garantia do emprego formal”, destacou o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia.
Já no período da tarde as ações começarão às 14h, com o Seminário de Construção do Programa Transcidadania JP, que tem como objetivo inserir as travestis, mulheres transexuais e homens transexuais na inclusão de políticas pública educacionais, geração de emprego e renda, habitação, saúde e direitos humanos. Este mesmo projeto foi implantado em São Paulo, em janeiro deste ano. O coordenador de Direitos LGBT de São Paulo, Alessandro Melchior é um dos convidados do evento.
De acordo com Roberto Maia, as notificações são importantes ferramentas para promover políticas públicas de segurança. “A notificação de violência é compulsória, ou seja, não precisamos do aval das pessoas para podermos emiti-la. A importância disso é que elas se transformam em dados quantitativos para realizarmos políticas públicas. Registramos um crescimento no número de casos de violência LGBT em nosso Estado, por esse motivo temos o dever de acolher essa população e preenchermos essa ficha de notificação com novos dados sobre orientação sexual, identidade de gênero, raça e tipos de violência”, disse.
O evento contará com a presença da Secretaria de Educação, Habitação, Saúde, Trabalho e Renda, Mulher, Transparência, Desenvolvimento Social, Articulação Política, Ouvidoria Geral do Município, Secretaria de Mulheres do Estado da Paraíba, Senac, Senai, Sindicado dos Comerciários e Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP).