PMJP faz mudança de famílias que ocupavam comunidade da Capadócia

Por Katiana Ramos - em 2217

www.joaopessoa.pb.gov.br

Este ano o Natal da catadora de recicláveis Ana Paula Lourenço será sob um teto digno, sem os riscos das paredes de lona e falta de saneamento da moradia improvisada que ela dividiu com os sete filhos nos últimos quatro anos. Na manhã desta quinta-feira (22), ela e outras 191 famílias, que viviam na comunidade da Capadócia, em João Pessoa, se mudaram para o Residencial Vista Alegre, no bairro Colinas do Sul.

Ansiosos para entrar no novo endereço, os moradores começaram cedo a arrumação dos móveis, que foram transportados em caminhões cedidos pela Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Defesa Civil.

De acordo com a secretária de Habitação, Socorro Gadelha, ao todo 834 pessoas vão ocupar o condomínio XI do Residencial Vista Alegre. “É uma felicidade para gente hoje está aqui acompanhando a mudança dessas pessoas para uma moradia de qualidade”, acrescentou a secretária.

Cuidadosa com os poucos pertences que trouxe do antigo endereço, Ana Paula Lourenço já planeja em organizar a casa para o Natal. “O mais importante a gente já tem, que é a casa, um local seguro para as crianças. Os móveis vou conseguir aos poucos”, disse.

Vizinha de Ana Paula, a dona de casa Edvânia Silva dos Santos recebeu a nova casa no dia em que a filha completou o primeiro ano de vida. “Era muito ruim viver naquelas condições com ela. Foi o melhor presente da minha vida”, revelou a dona de casa, que na noite desta quarta-feira (21), teve o barraco onde morava derrubado pelas chuvas.

Durante a tarde desta quinta-feira (22), os barracos que formavam a comunidade da Capadócia foram demolidos por equipes da PMJP. No local, segundo adiantou a secretária Socorro Gadelha, será instalada uma usina de reciclagem para os antigos moradores da área que trabalham com catação de materiais que podem ser reaproveitados.

Acompanhamento – Além da Semhab, Sedurb e Defesa Civil, equipes das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Educação e Cultura (Sedec), Infraestrutura (Seinfra) e Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) acompanharam a mudança dos moradores da Capadócia para o condomínio novo.

De acordo com a assistente social da Semhab, Rebecca Batista, todas as crianças e adolescentes que moravam na comunidade em idade escolar terão matrículas garantidas em creches e escolas do município localizadas próximo ao residencial. “Também estão inclusos no projeto a construção de uma praça, uma nova creche e uma Unidade de Saúde da Família”, acrescentou.

Mais unidades – Ao todo, o Residencial Vista Alegre terá 2.016 moradias e a construção de novos blocos está em andamento. As unidades serão entregues por etapa e vai beneficiar 8.064 pessoas.