Secitec forma 971 alunos em cursos das Estações Digitais e Casa Brasil

Por - em 500

O prefeito Luciano Cartaxo entrega, nesta sexta-feira (9), os certificados para os representantes dos 971 alunos da turma 2014.1, formados nos cursos das Estações Digitais e Casa Brasil, ambos projetos realizados por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). O evento acontecerá às 9h30, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Ao todo foram oferecidos 11 cursos, sendo quatro destes ofertados apenas na Casa Brasil. São eles: Edição e Produção de Áudio Digital, DJ (Disc Jockey), Montagem e Manutenção de celulares e smartphones, além de Multimídia – vídeo e áudio no computador.

Já nas Estações Digitais foram disponibilizados os cursos de Informática Fundamental, que é pré-requisito para fazer os demais cursos que são: Aplicativos de Escritório, Designer Gráfico, Manutenção de Computadores e Suporte Técnico, Redes de Computadores, Mídias Sociais e Animação 3D.

Para secretária da Secitec, Marly Lúcio, os cursos não são apenas uma oportunidade de inclusão digital, mas sim social. “É com muita satisfação que encerramos mais uma capacitação, nossa maior turma até agora. Sabemos que o uso da tecnologia e informática cresce cada vez mais no mercado de trabalho e, capacitar pessoas que têm dificuldade de acesso a essas ferramentas é uma forma de ajudar na geração emprego e renda para nossa cidade”, comemorou.

A solenidade contará com apresentação cultural dos alunos do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, apresentação de Dança do Ventre, comandada pela professora Alecsandra Matias, e exibição do filme curta metragem ‘10 Centavos’.

Casa Brasil– É um projeto que busca aliar o acesso às novas tecnologias com a cultura, arte e a cidadania. Este é desenvolvido em um espaço comunitário e gratuito, que funciona como um centro de aperfeiçoamento tecnológico, entretenimento, articulação comunitária e participação popular.

O centro está localizado no bairro do Costa e Silva, atendendo a esta região e bairros circunvizinhos. Sendo um espaço público e comunitário, de uso gratuito e de acesso irrestrito, o projeto estimula a apropriação da unidade pela comunidade, transformando-a em espelho cultural do local onde foi implantada, fomentando a gestão participativa e ampliação da cidadania, e fortalecendo a ação da sociedade civil.

Estações Digitais – Denominação dada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa aos Telecentros de Informação e Educação, é uma iniciativa deste município por meio de convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, cujo objetivo central é o combate à exclusão digital.

Atualmente, João Pessoa possui 38 Estações Digitais em funcionamento, equipadas com 11 computadores conectados à internet banda larga, uma impressora e um scanner, com o objetivo de facilitar o acesso da população às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). As principais atividades oferecidas nos locais são os cursos de informática e oficinas especiais.