PMJP garante apoio às comemorações pelo Dia Internacional da Prostituta
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) garantirá o apoio do governo municipal às comemorações pelo Dia Internacional da Prostituta, no próximo dia 2 de junho. Em uma reunião, organizada pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (Seppm), várias outras secretarias municipais se comprometeram com o apoio em infraestrutura e divulgação para a realização do evento, realizado há oito anos pela Associação das Prostitutas da Paraíba (Apros) e agência Ensaio Brasil.
“Acreditamos ser importante esse apoio, porque além de ser um público prioritário dentro das políticas de atenção às mulheres desenvolvida pela Secretaria de Mulheres do Município, é a oportunidade que elas têm, com a ajuda do poder público, de começar a desconstruir o preconceito e a discriminação que enfrentam pelo trabalho que desempenham. Elas precisam ser respeitadas pela sociedade e ter acesso também às políticas públicas e ao direito de cidadania”, ressalta a secretária da Seppm, Socorro Borges.
Com o tema “Somos o que somos – Mulheres iguais em qualquer profissão”, o Dia Internacional da Prostituta volta a ser realizado este ano na Rua da Areia, no Varadouro, com várias atividades culturais, esportivas, exposições e um show musical ainda sem a atração definida. Este ano, também haverá a ‘corrida da calçinha’, onde os homens percorrem uma minimaratona vestindo calcinhas na cabeça.
A presidente da Apros, Luiza Maria Silva, reforça que o evento mobiliza a cidade todos os anos e é uma oportunidade em que as prostitutas se envolvem em oficinas e atividades culturais. “Fazemos com que isso também se transforme em um ato político, trazendo a sociedade para a zona de prostituição e envolvendo as prostitutas, que são um público discriminado, em atividades festivas e de cidadania”, diz ela, lembrando que existem atualmente 35 associações de prostitutas no Brasil.
Para a realização do evento do dia 2 de junho, a Prefeitura de João Pessoa irá disponibilizar vários serviços. Na reunião realizada esta semana, representantes das secretarias de Turismo (Setur), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Educação e Cultura (Sedec), Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Transparência (Setransp) e Comunicação (Secom), já se prontificaram a conceder as solicitações feitas pela associação. Também já garantiram apoio a Emlur, Funjope e a TV Cidade de João Pessoa.
Educação e moradia – Uma das novidades deste ano é que a partir de uma discussão feita inicialmente entre a Apros e a Secretaria de Mulheres, há um projeto inicial para que o Município possa, a partir da Sedec, disponibilizar salas de aula dentro do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para as prostitutas que desejarem dar continuidade aos estudos. O projeto ainda será avaliado a partir das necessidades apresentadas pelas mulheres.
Outra ação é a de viabilizar a inserção de mais mulheres da categoria no programa de habitação social do Município. Um Termo de Compromisso e Cooperação Técnica assinado este ano entre a Seppm e a Secretaria de Habitação Social (Semahb) prevê a inserção prioritária no programa também às profissionais do sexo. O acesso prioritário é garantido ainda a mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, trabalhadoras domésticas, mulheres em situação de violência doméstica atendidas pelo Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra e mulheres soropositivas.