PMJP garante pagamento de grupos de teatro e anuncia oficinas

Por - em 495

Jãmarrí Nogueira

Representantes de grupos de teatro se reuniram na sede da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), nesta quarta-feira (06), para uma avaliação das encenações da Paixão de Cristo nos bairros da Capital. A Prefeitura Municipal (PMJP) já garantiu o pagamento dos cachês aos grupos, que deve ser efetuado até semana que vem.

Conforme a diretora da Divisão de Artes Cênicas, Kalline Brito, o dinheiro já foi depositado e apenas aguarda trâmites burocráticos normais para liberação. Kalline, que coordenou a reunião, contou aos representantes dos grupos que a Funjope pretende, este ano, intensificar a realização de oficinas para qualificar ainda mais os grupos de teatro.

“A cenografia já melhorou muito. E eu já solicitei à Funjope a realização de mais oficinas nas áreas de figurino, iluminação e outros pontos técnicos importantes para a composição da cena de teatro”, disse Kalline Brito.

Chagas Neto, da Arca Associação, do bairro Ilha do Bispo, comentou que as apresentações deste ano foram as melhores já feitas durante o projeto da Funjope. “Tivemos uma projeção bem maior. E recebemos mais verbas!”.

Quem também fez uma avaliação positiva foi Magno França, representante da Paixão de Cristo apresentada no bairro do Roger. “Um dos pontos positivos é a oficina, que prepara o ator. Foi um acerto da Funjope e mobilizou a comunidade”.

Edição deste ano – Em 2016, a Paixão de Cristo ocorreu de forma descentralizada em oito bairros de João Pessoa, totalizando mais de 20 encenações.  Editais foram abertos pela Funjope e – em cada um dos oito bairros – grupos de teatro e coletivos de cultura receberam apoio financeiro (quase R$ 70 mil) e ficaram responsáveis pela realização dos espetáculos (inclusive pela seleção de textos, direção e atores).  Cada grupo recebeu até R$ 10 mil, de acordo com o orçamento apresentado.