PMJP inicia reuniões preparatórias de relocação com moradores da Rua do Arame

Por Carolina Queiroz - em 1325

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está executando o maior programa habitacional do Nordeste. Dentro dessa proposta, a Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) está relocando famílias que moram sem nenhuma estrutura em áreas ou prédios invadidos.

Neste sentido, representantes da comunidade do Arame, em João Pessoa, estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (20), com técnicos sociais da Secretaria da Habitação (Semhab), da Defesa Civil e do Orçamento Participativo, com o objetivo de conhecer os detalhes do cronograma de relocação e esclarecimentos sobre a proposta.

“A cidade de João Pessoa, tem executado o maior Programa Habitacional do Nordeste, e agora temos a oportunidade de, sob orientação do prefeito Luciano Cartaxo, acabar com um problema de décadas, que é a ocupação da Rua do Arame, no Grotão”, destacou a secretária da Semhab Socorro Gadelha.

Segundo o secretário adjunto, André Coelho, esta é uma ação conjunta, envolvendo várias secretarias municipais. Essa semana, por exemplo, foi realizada uma reunião para discutir a relocação dos moradores de duas áreas: de um terreno na Rua do Arame, no Bairro do Grotão, e do antigo prédio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Cruz das Armas.

O secretário executivo do OP, Francisco José, ressaltou que “essa é uma demanda eleita como prioridade no Orçamento Participativo, e que a partir do diálogo com a Secretaria de Habitação está sendo possível o entendimento, respeitando as prioridades escolhidas pela própria população”, completou.

Parceria – Além da Secretaria de Habitação, formam essa força tarefa a Secretaria de Orçamento Participativo (OP), a Coordenação da Defesa Civil (CMDC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).