PMJP inicia reuniões de incentivo para grupos de trabalho e geração de renda

Por - em 441

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres (Seppm), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), está iniciando uma ação junto a mulheres de bairros da Capital com a proposta de incentivar grupos de trabalho e geração de renda dentro das próprias comunidades.

A ação, denominada “Mulheres construindo uma cidade sustentável” já resultou em primeiras reuniões no conjunto Renascer e comunidade Saturnino de Brito. Neste mês de maio, os encontros devem acontecer nas comunidades do “S” e Porto do Capim. “Estamos constatando que há um grande interesse por parte de mulheres de várias comunidades de João Pessoa em descobrir alternativas que possam garantir uma geração de renda e autonomia financeira”, explica a secretária da Seppm, Socorro Borges.

Durante as reuniões, as equipes fazem um primeiro levantamento das demandas apresentadas pelas mulheres da comunidade visitada e o que já existe de inicial em termos de produção e geração de renda. “Quando há alguma produção já existente discutimos com elas sobre alternativas para que essa produção possa gerar maior produção e renda, como a partir da linha de crédito do Empreender Mulher. E se não há grupos formados, vamos capacitá-las e orienta-las para a importância da criação de grupos de produção, levando em conta os princípios da economia solidária”, completa a coordenadora de área de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza da Seppm, Regina Bonfá.

Nas duas localidades já visitadas, as mulheres também apontam atividades que gostariam de aprender e utilizar como geração de renda. Na lista de interesses, a produção de peças em patchwork, bordado e bijouterias. Nas comunidades, algumas já produzem, de forma individual, comidas típicas e produtos de limpeza. “Das mulheres que já realizam algum tipo de trabalho autônomo, tem surgido também o interesse em participar das Feiras de Mulheres Empreendedoras, realizadas pelo Município”, reforça Regina, informando que a próxima edição da Feira acontece de 8 a 10 de maio, no Ponto de Cem Réis.