PMJP investe no turismo e Capital chama atenção de veículos nacionais e internacionais
O Dia Nacional do Turismo é comemorado nesta quarta-feira (8). O setor ganhou destaque na gestão do prefeito Luciano Cartaxo, que ampliou as possibilidades de roteiro em João Pessoa. O novo olhar para o turismo apontou para o Centro Histórico da Capital, que, atualmente, divide com a orla o posto de local mais procurado pelos turistas. Somam-se a isto, grandes investimentos em melhoria de infraestrutura e um trabalho maciço de divulgação do destino João Pessoa em feiras nacionais e internacionais. Nos três primeiros meses do ano, a média da taxa de ocupação da rede hoteleira foi de 75%.
A importância do setor turístico para as economias são traduzidas em números. Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que o segmento do turismo representa 10% do PIB mundial em impacto direto e induzido. O setor ainda é responsável por um em cada 11 empregos em todo o mundo.
A cidade vem chamando a atenção de diversos veículos especializados em turismo como um destino de destaque. A cidade de João Pessoa tem sido frequentemente apontada como um dos destinos a ser descobertos na Região Nordeste. São vários os motivos apontados para descobrir a Capital paraibana, como os principais atrativos da cidade: praias, artesanato, cultura e o belíssimo acervo arquitetônico presente no Centro Histórico.
O secretário de Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, diz que a cidade vem chamando a atenção de diversas publicações nacionais e internacionais nos últimos meses e isso é reflexo de um conjunto de ações realizadas no sentido de divulgar e preservar tanto as belezas naturais como o Centro Histórico. “Vivemos um grande momento graças à gestão atual. Vemos a grande movimentação de turistas em João Pessoa e os próprios moradores estão redescobrindo e vivendo a cidade. Percebemos isso, por exemplo, na calçadinha, na Lagoa, na Praça da Independência”, explica Milanez.
Centro Histórico – A gestão do Prefeito Luciano Cartaxo percebeu a importância do setor turístico par a economia da cidade e tem realizado grandes investimentos, que mudaram a cara da capital paraibana. As construções, reformas e intervenções de melhoria do Centro Histórico, incluindo o Parque da Lagoa, Praça da Independência, Parque Casa da Pólvora, Praça da Pedra, Praça João Pessoa, Praça 1817 e Hotel Globo já ultrapassam os R$ 40 milhões.
Além do valor histórico da cidade – João Pessoa é a segunda capital mais antiga do Brasil -, as belezas naturais também constituem um forte apelo para os turistas. Na divulgação da Capital, a Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de João Pessoa foca em três potenciais: o turismo religioso, o roteiro sol e mar e atrações históricas.
No primeiro trimestre do ano, a Setur participou do Road Show JPA Travel MKT em Fortaleza e em Orlando (EUA) com material institucional do destino João Pessoa. A Secretaria também fez uma pesquisa para identificar o perfil do turista, entre outras ações, como a fiscalização contra exploração infantil realizada nas pousadas.
Dia Nacional do Turismo – Em maio de 2012, a presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou a Lei 12.625/2012, instituindo o dia 8 de maio como o Dia Nacional do Turismo. A data escolhida para a comemoração, que foi incluída no calendário oficial brasileiro, faz referência ao dia 8 de maio de 1916, ocasião em que foi solicitado, pelo Estado do Paraná, que as terras junto às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública para a criação de um parque.